Logicalis renova parque de storage de grande varejista brasileiro

storages-conexao

Brazil, May 23, 2023

Cenário 

Com mais de 200 lojas distribuídas em todo o Brasil, um dos maiores varejistas do mercado começou a ter problemas de desempenho em seu ambiente de TI. Com todas as lojas acessando simultaneamente sistemas críticos, como ERP (Enterprise Resource Planning) e bancos de dados, muitos usuários começaram a perceber um aumento na latência no uso destes aplicativos. 

A Logicalis, que já atendia a empresa há mais de quatro anos, depois de uma avaliação do ambiente constatou que o aumento da latência estava sendo causada pelo parque de storage da empresa. A capacidade instalada não suportava mais, com a mesma eficiência, o crescimento no volume de transações realizadas pela empresa diariamente. Diante disso, iniciou-se o projeto de substituição dos equipamentos antigos por outros mais novos. 

Solução 

Como um dos primeiros clientes Pure Storage no Brasil, o cliente decidiu continuar utilizando os equipamentos da marca. Desta forma, foi iniciado o processo de migração dos equipamentos Pure Storage M20R2 para outros de última geração – Pure Storage X20R3, ampliando a capacidade do ambiente em relação à sua volumetria e, principalmente, em relação ao desempenho.  

Os novos equipamentos trabalham com memória não volátil expressa (NVMe, Non-Volatile Memory express), que é um protocolo de transferência para acessar dados rapidamente usando dispositivos de armazenamento de memória flash, como unidades de estado sólido (SSDs, Solid-State Drives), por um barramento interconector de componentes periféricos express (PCIe, Peripheral Component Interconnect Express) de alta velocidade de um computador. O FlashArray//X da Pure Storage aproveita o aumento das velocidades de transferência do NVMe por PCIe para fornecer um array de armazenamento totalmente flash de alto desempenho. 

Desta forma, o cliente adquiriu dois storages de 22 TB brutos cada que, graças à suas taxas de redução, entregarão cerca de 40 TB de capacidade útil, com a performance dos equipamentos aumentando cerca de 55% em relação aos equipamentos legados.  

Benefícios 

Quando os novos storages estiverem implementados, a expectativa é que o cliente – mesmo com uma capacidade útil similar à existente hoje – passe a contar com mais 55% de desempenho para adequar seu crescimento. Com isso, a companhia poderá realizar mais transações online simultâneas com a mesma capacidade, o que significa executar mais atividades de negócio, como inserções em bancos de dados e usuários simultâneos em suas lojas. 

Além disso, a latência das aplicações diminuiu drasticamente, sendo 2x mais rápido/ com um tempo de resposta na casa dos microssegundos. Essa atualização melhorou a experiência do usuário final na utilização dos aplicativos do varejista.  

Topic

Related Insights