La consultoría de PromonLogicalis ayuda a una empresa distribuidora de energía a diversificar su área de actuación

Cenário

Uma grande multinacional de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica no Brasil desejava diversificar a sua área de atuação e ampliar as atividades da empresa. Visando conhecer melhor o mercado de telecomunicações e estudar a possibilidade de criar um negócio no setor, a empresa contratou os serviços de consultoria da PromonLogicalis.

A PromonLogicalis foi responsável por uma análise de mercado, em que abordou aspectos relacionados à atratividade de um novo serviço para a empresa, incluindo quais seriam os clientes potenciais, a proposta de valor e as estimativas de retorno da possível nova linha de negócio.

Solução

O projeto foi dividido em duas fases. O primeiro passo tomado pela consultoria foi realizar um mapeamento da situação atual da distribuidora, analisando a infraestrutura, o mercado de  telecomunicações em alto nível, as tendências de demanda e o clientes-alvo na região. Ainda nessa fase, foram avaliadas as licenças de operação de telecomunicações já anteriormente adquiridas pela empresa.

O próximo passo do projeto foi dedicado a desenvolver uma proposta de valor e o plano de negócios para o desenvolvimento da nova operadora. Nesse momento, foi realizado um levantamento de segmentos de mercado e possíveis clientes, bem como de diferenciais competitivos que deverão ser adotados pela nova empresa, considerando as informações adquiridas em uma pesquisa de mercado qualitativa desenvolvida com o público- alvo. Além disso, a consultoria analisou a arquitetura tecnológica, a infraestrutura física da rede e os equipamentos necessários.

 

Benefícios

O projeto permitiu à distribuidora estar preparada para desenvolver uma nova empresa com foco em telecomunicações, conhecendo melhor os mapas de atratividade do mercado na sua região de atuação, a segmentação e a priorização dos clientes e a atuação da concorrência com relação a serviços e preços. Desta forma a empresa tem uma visão mais clara e abrangente do business de telecomunicações, das sinergias com o mundo de energia, dos riscos e do potencial do negócio, se sentindo mais segura e confortável para iniciar essa nova atuação.

Related Insights