Mineradora melhora comunicação com CDN mais eficiente

Cenário

Com unidades espalhadas por todo o mundo e em diferentes tipos de localidades – desde escritórios em grandes centros urbanos a minas de extração de minério, passando por ferrovias e portos –, uma grande mineradora enfrentava o desafio de garantir a homogeneidade de comunicação por toda a empresa. Atingir todas as pessoas com alguma mensagem é um trabalho que exige planejamento cuidadoso e muito suporte tecnológico.

A necessidade ficou clara quando surgiu a demanda do presidente de enviar uma mensagem, em vídeo, para todos os funcionários. Ao tentar executar a tarefa, descobriu-se que, apesar de a infraestrutura estar disponível, existiam diversos gaps de arquitetura e processos a serem solucionados.

Solução

Nesse cenário, a mineradora iniciou um programa para criação de uma Rede de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network – CDN). Um dos passos do programa foi a contratação dos serviços de consultoria da PromonLogicalis para definição da arquitetura da CDN, ou seja, que tipos de soluções e quais interfaces entre soluções deveriam estar presentes para garantir uma distribuição adequada de arquivos, vídeo, som e conteúdo web.

Com duração de seis meses, o projeto de consultoria dividiu-se em duas etapas. A primeira foi destinada a uma análise detalhada de cada fase do ciclo de vida do conteúdo, em que se buscou entender quais eram as soluções disponíveis, processos utilizados, dificuldades encontradas e pessoas envolvidas, e identificar os principais gaps a serem solucionados. Na segunda etapa, os gaps foram classificados em áreas de estudo, como “Políticas de geração de vídeo”, “Solução de gerenciamento de vídeo”, “Aceleração de conteúdo”, “Proxies e caching”. Para cada assunto foram feitas recomendações de elementos que deveriam estar presentes na arquitetura, como cada um deles precisaria ser configurado e que tipo de procedimentos deveriam ser desenvolvidos.

Benefícios

Um dos principais benefícios trazidos pelo projeto de consultoria foi o estabelecimento de um padrão de Content Delivery Network (CDN) a ser seguido em todas as localidades, o que é extremamente necessário devido às dimensões e à dispersão geográfica da empresa em questão.

Outro ponto positivo foi a criação de uma lógica para solicitação de criação de vídeos e distribuição desse conteúdo, criando um processo formal e permitindo assim uma melhor organização da área de TI e redução da carga operacional da equipe de arquitetura.

Finalmente, um resultado importante do projeto foi tirar as equipes dos problemas do dia a dia, permitindo uma discussão sobre a evolução da infraestrutura de CDN, dando origem a um roadmap de expansão.

Related Insights