Empresa de seguros inicia sua jornada para nuvem e reduz custos operacionais de TI

Brazil, Mar 23, 2023

Cenário 

Uma grande empresa de seguros tinha sua infraestrutura de TI estava baseada em dois data centers em instalações on-premises. O modelo trazia uma série de desafios, como investimento em atualizações de hardware e pouca capacidade de ganho de escala em momentos de pico. 

Por outro lado, em nível global, a companhia já contava com sua infraestrutura funcionando na Azure. Uma análise preliminar mostrou à operação local que uma migração para a nuvem poderia gerar uma redução significativa nos custos operacionais de TI. O projeto foi iniciado em 2022 e, por indicação da própria Microsoft, a Logicalis foi escolhida como o parceiro responsável assumindo o planejamento total da migração.  

Solução 

Para iniciar o projeto de migração, o time da Logicalis realizou um assessment no ambiente da seguradora, que resultou em um inventário de todos os ativos de TI da companhia. Esse levantamento permitiu a construção de um business case comprovando que a migração poderia, de fato, gerar uma redução significativa de custos em percentuais similares aos da primeira análise feita pela companhia. 

O planejamento executado pela Logicalis também definiu o escopo da migração de 100% do ambiente no Brasil, que inclui: 114 máquinas virtuais, 11 servidores físicos dedicados, e 150 TB de dados em storage (bancos de dados, storage e backup). 

Para realizar essa demanda sem impactados, a execução do planejamento levou em conta a garantia de alta disponibilidade, escalabilidade e resiliência do novo ambiente, que será entregue completo, com redundância. A fase de planejamento durou cerca de quatro meses e foi definido o cronograma com os principais entregáveis do projeto. A partir deste cronograma, a Logicalis desenvolveu toda a estrutura na nuvem do cliente, o que inclui a landing zone e os ambientes de desenvolvimento, homologação e produção.  

Benefícios  

Com a migração, a companhia de seguros passa a contar com um ambiente mais escalável, ágil e seguro, além de poder modernizar e desenvolver novos recursos de forma mais rápida. Com o ambiente na nuvem, o time de TI da empresa também reduz significativamente seus custos operacionais e passa a ter um foco maior na estratégia de negócio, com um menor esforço de trabalho na sustentação do ambiente, que agora está na nuvem.  

Topic

Related Insights