Solução de gerenciamento de infraestrutura amplia olhar estratégico de instituição financeira

Brazil, Ene 17, 2023

Cenário 

Uma das maiores instituições financeiras do País, com mais de 2 mil agências bancárias, solicitou a consultoria da Logicalis para adotar a melhor solução do mercado de monitoramento e gerenciamento de infraestrutura de rede. Com o crescimento e a complexidade da sua estrutura, de abrangência nacional e missão crítica, serviços tecnológicos de monitoramento são fundamentais para o acompanhamento em tempo real da operação.  

Além da garantia de disponibilidade, a instituição financeira tinha como objetivo ter uma plataforma que pudesse dar os subsídios necessários para seu planejamento estratégico, tanto do ponto de vista de investimentos em infraestrutura de rede como de antecipação de riscos e falhas na operação. 

Solução

Para apoiá-la nesse desafio, a empresa contou com a parceria da Logicalis, que implementou as soluções Netscout Performance Monitoring e o Netscout Performance Management dentro da instituição. Uma das líderes do mercado, a Netscout dispõe de uma tecnologia de dados inteligentes e monitoramento contínuo, desenvolvidos para garantir o desempenho de toda a infraestrutura de rede. 

A plataforma nGeniusONE, que faz parte das soluções, analisa qualquer ambiente utilizado, seja ele uma cloud pública ou privada, ou um data center. Também são monitorados todos os aplicativos voltados para o cliente, como voz, vídeo, SaaS (Software as a Service) e UCaaS (Unified Communication as a Service), de onde quer que esteja sendo feito o acesso por parte do usuário. 

Os relatórios analíticos da nGeniusONE fazem um diagnóstico de saúde da rede e permitem uma análise abrangente das operações de serviços essenciais, como latência, capacidade de resposta a falhas e análise de tráfego, que permite identificar a causa-raiz de problemas de desempenho de serviços. O objetivo é antecipar falhas e potenciais riscos para o negócio, que precisa de alta disponibilidade e qualidade na entrega.  

Benefícios 

Planejar os investimentos em infraestrutura foi um dos principais benefícios da adoção das soluções Netscout para a instituição financeira. Com as ferramentas de visibilidade e os dados analíticos gerados, é possível olhar de forma estratégica a infraestrutura de rede, não só do ponto de vista de orçamento como também de operação. Antecipar falhas e riscos e agir de forma proativa nesses casos são outros ganhos tangíveis para a instituição. 

Os resultados têm sido tão impactantes e a instituição financeira ampliou o escopo da solução, prevendo inclusive a contratação de hardwares adicionais de armazenamento para possível expansão – com o novo equipamento, o banco poderá ampliar o armazenamento dos dados históricos em até 96Tb. 

Topic

Related Insights