Logicalis desenvolve landing zone para uma empresa de soluções de pagamento

, Feb 2, 2022

Cenário

Com mais de 3 bilhões de pagamentos processados anualmente, uma das maiores empresas de soluções de pagamento do país está colocando em curso seu processo de transformação digital. Um dos principais desafios envolvidos aqui é a migração de todo o seu ambiente para a nuvem, fator primordial para que a organização tenha agilidade e flexibilidade para desenvolver e implementar novas soluções de pagamento.

Parte de um grupo financeiro que tem a plataforma Microsoft como padrão, a companhia abriu um processo para a contratação de um parceiro que criasse a chamada landing zone para a Microsoft Azure. As landing zones permitem a migração de aplicativos, modernização e inovação em uma escala corporativa em Azure, considerando todos os recursos necessários para dar suporte ao portfólio de aplicativos do cliente.

O processo foi vencido pela Logicalis, que apresentou como principal diferencial o conhecimento e a parceria com a Microsoft. Além disso, a Logicalis já vinha realizando, desde 2014, outros projetos no cliente nas áreas de infraestrutura, gerenciamento de rede e de data center, garantindo uma carga extra de conhecimento sobre os processos e desafios envolvidos nas migrações.

Solução

No processo de criação da landing zone para Azure, o time da Logicalis identificou e criou todos os cores necessários para a migração dos workloads existentes e também os que seriam precisos para abrigar novos workloads, sem a necessidade de mudanças. O processo começou com a realização de uma série de workshops, que reuniram mais de 60 profissionais de diferentes times, para a apresentação da plataforma Azure, nivelando o conhecimento de todos os envolvidos.

Em uma segunda fase, foi criada uma agenda de workshops, agora baseados na landing zone, onde foram discutidos os pontos críticos para sua montagem. Nesse processo, foram aprofundados temas como redes, segurança, identidade etc. Em paralelo, os profissionais da Logicalis deram suporte às reuniões do cliente com os fornecedores que estariam envolvidos nos processos de migração, como os de firewall.

Ao final da segunda fase, e depois da realização de mais de 20 workshops, a Logicalis elaborou um relatório determinando questões que deveriam ser definidas, como nomenclatura de recursos e identidade dentro da nuvem, assim como recursos a serem utilizados. Com isso, o cliente recebeu um documento detalhando tudo o que havia sido decidido e o que deveria ser implementado.

Todo o trabalho foi realizado seguindo o Microsoft Cloud Adoption Framework para Azure, que é uma orientação projetada para ajudar empresas a criarem e implementarem estratégias de negócios e tecnologia necessárias para obtenção de êxito na nuvem. O framework fornece melhores práticas, documentação e ferramentas que permitem às organizações alinharem melhor suas estratégias técnicas e de negócios para garantir o sucesso.

Benefícios

O trabalho realizado pelo time da Logicalis permitiu ao cliente definir a estratégia e o planejamento de sua migração para a nuvem. O processo está agora em fase de implantação, começando pela criação da estrutura de rede, conectividade com o ambiente local e subscriptions, incluindo também a implantação de questões de identidade e governança.

A partir deste trabalho, o cliente está capacitado para tirar o melhor benefício da nuvem, podendo modernizar sua infraestrutura e inovar. A nuvem Microsoft Azure está agora pronta para receber os workloads da companhia, internos ou de outras nuvens, seguindo as melhores práticas.

O plano estabelecido prevê a migração de 100% de seus aplicativos para a nuvem em médio e longo prazo. Para este ano, o objetivo é levar duas aplicações não críticas, que ajudarão o cliente a entender e dominar o novo ambiente. Com o landing zone para Azure, ele está pronto para usar o novo ambiente da melhor forma possível, permitindo fazer o planejamento dos recursos e dos serviços que serão utilizados em suas migrações e dar um passo a mais na sua jornada de transformação digital.

Related Insights