Soluções de Backup e Storage escaláveis e eficientes para uma multinacional fabricante de equipamentos e ferramentas

, Mar 18, 2021

CENÁRIO

Uma grande empresa global, com forte presença no mercado brasileiro e na América Latina, atua na fabricação de ferramentas.

A empresa precisava modernizar seu sistema de backup e storage. A intenção era substituir os equipamentos e softwares já antigos por soluções confiáveis e mais potentes, que apresentassem previsibilidade e escalabilidade para suporte, armazenamento e proteção de um volume de dados crescente.

As soluções utilizadas anteriormente ofereciam backup em tape libraries, que são complexas de operar, não garantiam que os dados pudessem ser recuperados, e que exigiam muito tempo para a restauração completa, com baixa capacidade de integração com aplicações modernas e soluções em cloud. Além disso, as soluções atuais do cliente ofereciam pouca previsibilidade para  os custos de renovação de suporte, demandando altos investimentos  sem aproveitamento adequado dos equipamentos e soluções já adquiridas.

Esse contexto gerou desafios para a empresa de ferramentas, cuja operação em crescimento também exigia backups com integração mais ampla às novas aplicações e nuvens públicas, além de demandar uma capacidade mais rápida de restauração dos dados protegidos e maior confiabilidade de sua recuperação.

Para atender a todas essas demandas do projeto e oferecer ao cliente soluções mais modernas, confiáveis e com melhor aproveitamento dos investimentos a serem realizados, as negociações da Logicalis com a empresa resultaram na contratação para implementação, instalação e configuração de uma solução de backup líder no mercado, acompanhada por novos equipamentos de storage All-Flash de alta velocidade, sendo ambas as soluções ofertadas líder dos líderes nos Quadrantes Mágicos do Gartner em suas respectivas categorias.

SOLUÇÃO

Para substituir a tecnologia de proteção de dados utilizada até o momento, foi escolhida a solução de backup da CommVault, empresa líder no mercado há mais de 8 anos, com toda a integração, instalação e configuração da solução à cargo da Logicalis.

Um grande destaque desta parceira é justamente seu enfoque totalmente concentrado em soluções para backup, com alta segurança e velocidade na recuperação de dados perdidos em caso de ataques ou desastres.

Um dos principais destaques é a previsibilidade nos investimentos futuros para proteção dos dados e na renovação de suporte.  A Solução da CommVault não demanda investimentos na quantidade de dados armazenados pela solução de Backup, e nem por dados replicados para outros sites ou meios de armazenamento.

Além disso, a renovação de suporte sempre tem um valor fixo em relação aos valores investidos, gerando previsibilidade nas renovações de suporte. A ferramenta também inova no arquivamento de dados em cópias paralelas, imediatamente acessíveis em caso de perda de dados importantes.

A Logicalis implantou a solução nos dois data centers da empresa, sendo um data center principal e outro secundário para o armazenamento dos dados de Backup com replicação entre eles, garantindo total redundância e alta disponibilidade, de modo que nenhuma informação seja perdida em caso de desastre.  Os dados também foram armazenados em servidores fornecidos com o projeto e que possuem performance e capacidade de recuperação imediata das informações.

A proteção de dados completa-se com a operação do ambiente virtual para diminuir a janela de Backup. Fácil de usar e com alta capacidade, a ferramenta permite restaurar imediatamente uma máquina virtual e evitar transações perdidas em momentos cruciais para os negócios. A solução de backup da CommVault também apresenta enorme amplitude de opções de integração em qualquer escala, com praticamente todas as aplicações, storages e clouds existentes no mercado. 

Para além da proteção de dados, foi atualizado o storage da empresa, substituindo uma solução baseada em discos mecânicos por um Storage All-Flash de alto desempenho, ampliando a capacidade da indústria na resposta às áreas de vendas.

Os equipamentos da Pure Storage - uma das líderes mundiais em tecnologias de armazenamento - foram escolhidos por seu tempo de resposta extremamente rápido, com disponibilidade imediata de 200TB e o reconhecido modelo de negócio, que oferece a atualização das controladoras há cada três anos, migração de dados sem interrupção do ambiente e custos de manutenção previsíveis. 

O projeto está em fase de implementação e a Logicalis atua nas instalações físicas e lógicas dos equipamentos e softwares, incluindo a criação das políticas de backup, testes de recuperação de dados e simulações para averiguar a comunicação entre os dois data-centers.

BENEFÍCIOS

Graças às parcerias da Logicalis com marcas líderes na oferta de tecnologias de backup e storage, a empresa de ferramentas poderá contar com acessibilidade, velocidade e proteção de dados ímpar.

A replicação de dados oferecida pelo sistema da CommVault é rápida, resiliente e extremamente confiável. Em consonância com a velocidade e a capacidade do armazenamento all-flash da Pure Storage, a empresa garante a operação atualizada, para continuar crescendo sem empecilhos técnicos.

A vantagem do projeto será operacional e financeira, já que ambas as fornecedoras trabalham com modelos de negócio favoráveis, com previsibilidade e escalabilidade garantida para suporte e atualização das soluções. A integração e expertise da Logicalis com as soluções envolvidas garantiu ao cliente total tranquilidade para que o projeto fosse fechado para ambas as soluções.

Related Insights