Brazil, Nov 14, 2023
Cenário
Uma empresa do mercado financeiro lançou uma API que fornece informações em quase tempo real de negócios, alocações e repasses de patrimônio líquido, derivativos e empréstimo de ativos. A solução é voltada para aqueles que não possuem conexões diretas com a companhia, como os gestores de fundos. Atualmente, os gestores, em geral, recebem essas informações por meio de um arquivo ao final do pregão, momento no qual começam o processo de distribuição e alocações. A antecipação destas informações permitirá um ganho de eficiência operacional, com possíveis melhorias no cálculo de riscos, enquadramento dos fundos e antecipações das alocações.
A solução foi desenvolvida na nuvem Microsoft Azure, mas, devido à demanda por sua utilização, a empresa viu a necessidade de modernizar e organizar sua arquitetura. O objetivo era aprimorar a ferramenta, dando escala e garantindo ganhos em termos de segurança e redução de custos. Para a execução do projeto, a companhia realizou uma concorrência junto aos principais fornecedores de serviços do mercado, vencida pela Logicalis, que apresentou a melhor proposta comercial e, principalmente, técnica, demonstrando profundo conhecimento do ambiente Azure.
Solução
Após uma análise ao ambiente do cliente, a Logicalis propôs a migração da solução de API para uma nova landing zone construída dentro da própria Microsoft Azure. Com uma nova estrutura, o ambiente passaria por uma melhoria sistêmica, reduzindo a latência e o custo de consumo na nuvem. Para isso, o projeto foi dividido em três etapas, cada uma delas com um time específico responsável por sua execução.
Na primeira, foi desenvolvida a nova landing zone, com a preparação da estrutura para a migração e o levantamento de todas as informações necessárias para sua realização, identificando potenciais pontos de melhoria. Aqui, com base na metodologia Scrum, a Logicalis desenhou três cenários possíveis que foram discutidos com o cliente, que escolheu o que mais se adequava à sua demanda com foco em melhor desempenho de software.
A segunda etapa prevê a migração de fato da API para a nova landing zone. Por fim, a terceira etapa terá a implementação de uma nova solução, a calculadora de tarifação, que vai se integrar com a ferramenta e vai permitir que a ferramenta faça a conversão dos ativos que recebe e estabeleça as tarifas. A partir da implementação da calculadora, o cliente poderá oferecer a ferramenta como serviço a bancos, por exemplo, sem se preocupar com o desempenho do sistema como um todo.
Benefícios
Com o projeto concluído, o cliente poderá contar com uma redução de custos de operação do ambiente e com a possibilidade de escalonar a ferramenta, oferecendo-a a mais empresas.
Além disso, as melhorias sistêmicas do novo ambiente devem trazer também mais desempenho, aumento de escalabilidade; mais segurança; e redução de custos operacionais, considerados fatores fundamentais para a medição do sucesso do projeto.