Fabricante de motocicletas diminui custo operacional ao criar conteinerização de aplicativos na Azure

Brazil, Mar 28, 2023

Cenário 

Uma das maiores fabricantes de motocicletas do país há alguns anos vem trabalhando com a Logicalis em seu processo de transformação digital. Após realizar a migração dos workloads, serviços e aplicações da empresa para a Microsoft Azure, a Logicalis assumiu a operação de suporte ao ambiente e, também, passou a sugerir uma série de medidas que tornasse o ambiente da fabricante ainda mais escalável e resiliente. 

Solução  

Uma das medidas colocadas em prática para a continua transformação digital da empresa foi a conteinerização dos aplicativos - um processo que quebra as aplicações monolíticas, transformando-as em micros serviços. Para isso, as aplicações são divididas em pequenas partes dentro de um contêiner, onde são tratadas separadamente. 

Deste modo, as aplicações da fabricante foram implementadas no formato de micros serviços no AKS (Serviço de Kubernetes do Azure), que oferece a maneira mais rápida de desenvolver e implantar aplicativos nativos de nuvem no Azure. Seu uso também garante gerenciamento e governança unificados para clusters do Kubernetes locais e permite interoperação com os serviços de segurança, identidade, gerenciamento de custos e migração do Azure. 

Para realizar a implementação desta solução, a Logicalis realizou o pipeline e a revisão de toda a estrutura para suportar as aplicações no novo formato. Para tanto, foram criados três clusters de AKS: desenvolvimento, homologação e produção. Desta forma, é possível rodar várias aplicações dentro do ambiente do cliente sem problemas, já que cada cluster foi configurado para suportar alta escala, com picos de processamento ou uso de memória, o que permite ampliar ou reduzir recursos, quando necessário, de forma automática. 

Benefícios  

Com o uso do AKS, a fabricante reduziu sua dependência de servidores com alto poder de processamento, o que trouxe redução e custos e aumento da resiliência do ambiente. A maior resiliência vem do fato de que, com as aplicações em contêineres, eventuais problemas ocorrem em partes da aplicação, e não na aplicação como um todo. Desta forma, a manutenção pode ser feita apenas na parte afetada, sem a necessidade de paralisações, reduzindo significativamente o tempo de downtime e o impacto para os usuários. 

Com o uso do AKS, a companhia também passou a contar com um ambiente mais assertivo e, principalmente, mais seguro, já que o novo modelo conta com alta disponibilidade de zona, ou uso de data centers em diferentes localidades. Todas estas características também têm garantido uma redução nas chamadas ao time de serviços gerenciados. 

Topic

Related Insights