Logicalis implementa solução de verificação silenciosa e simplifica o acesso a aplicativos de clientes de uma operadora

Brazil, Mar 28, 2023

Cenário  

Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, uma das maiores operadoras do Brasil está no centro de uma transformação digital, com o desafio de  ampliar a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, com segurança e confiabilidade. A ideia da empresa era de simplificar o acesso a aplicativos que exigem um segundo fator de autenticação. 

O objetivo da operadora era implementar uma solução que, durante o acesso a aplicativos como internet banking ou comércio eletrônico, identificasse se é mesmo o cliente que está se conectando, sem que ele tivesse a necessidade de inserir este segundo fator; a chamada verificação silenciosa. Para pensar esta solução, a empresa escolheu a Logicalis, que já era fornecedora de soluções da operadora e uma referência de mercado neste tipo de projeto. 

Solução 

Após uma avaliação da equipe Logicalis sobre a viabilidade da solução, foi escolhido o Sistema de Verificação Silenciosa (SMV) da Infobip rodando na nuvem Microsoft Azure. Para a implementação, foi necessário montar uma estrutura de dados, chamada R:42, para que a operadora conseguisse entregar as informações de autenticação para a solução de verificação. Assim, os dados da operadora são consolidados na R:42 antes de serem enviados para a Azure.   

A R:42 trabalha com dados de diferentes fontes, possibilitando a correlação entre eles independentemente de seu formato ou de como são gerados. Isso inclui arquivos CSV e XML, MIBS de monitoramento, geolocalização, dados de CRM e ERP e de redes sociais. Desta forma, a plataforma R:42 atende desde situações simples de monitoramento até cenários complexos com alto volume transacional, podendo ser utilizada em diversos segmentos de negócios. 

Por meio deste sistema, todas as informações de navegação dos usuários passam a gerar logs para rede. Estas informações são processadas pela operadora e enviadas para o SMV Infobip implantado na nuvem Microsoft Azure. Assim, sempre que os usuários acessarem algum aplicativo – banco, transporte, alimentação etc. – sua identidade será verificada sem a necessidade de uma verificação de identidade via SMS, muito comum atualmente no Brasil. Durante o acesso, a própria aplicação chama uma API na operadora, passa as informações de conexão, checa se aquele usuário está conectado e verifica se o IP conectado é o da mesma pessoa. 

Além da plataforma, a Logicalis foi a responsável pela implementação de todo o fluxo, desde a coleta dos dados até sua disponibilização para a operadora, que vai receber da API indicadores com as informações dos usuários.  

Benefícios  

Com a solução implementada, os cerca de 80 milhões de assinantes da operadora passam a contar om a verificação silenciosa, mais cômoda, sem perder a segurança do duplo fator de identidade. Esta verificação é transparente para o usuário, com a checagem sendo feita pelo próprio aplicativo, ou seja, com ganho de tempo e com menos interações com o sistema, reduzindo erros e a possibilidade de fraudes. 

Além disso, a operadora também passa a levar a solução para o mercado B2B, oferecendo a opção de verificação silenciosa aos parceiros de aplicações que estão na internet e precisam de duplo fator de autenticação.  

Topic

Related Insights