Logicalis implementa soluções de rede e segurança em grande distribuidora de energia

Brazil, Feb 9, 2023

Cenário 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu em junho deste ano o leilão de transmissão de energia. Ao todo foram 13 lotes, demandando investimentos de R$ 15,3 bilhões para a construção de 5,5 mil quilômetros de linhas de transmissão e 6.180 MVA em capacidade de subestações. 

Responsável pelo arremate de dois destes lotes, uma grande distribuidora de energia contratou um integrador de energia para a construção de cinco subestações, com entrega dos transformadores e dos painéis elétricos que garantem seu funcionamento. Além disso, cada uma destas subestações exige também a implementação de soluções de conectividade e segurança, que vão atender as redes de operação e de TI.  

Isso porque toda subestação é um projeto de redundância por si só e caso ocorra qualquer problema, o próprio sistema deve contar com as soluções necessárias para identificá-lo e, consequentemente, redirecionar o fluxo de energia para outra subestação. Esse trabalho é feito por sensores ligados a um switch, conectado por fibra ótica à central de controle e protegido por firewall, já que possui saída para internet. 

Esses equipamentos conversam via TCP/IP com a rede, exigindo switches com várias portas para levar comunicação. A demanda do integrador era contar com parceiro de soluções de telecomunicações que não apenas entregasse os roteadores, switches e firewalls para conectar equipamentos eletrônicos fim a fim com a rede, mas que também realizasse os serviços de implementação com design lógico e físico da rede. Para esta parte do projeto, a integradora escolheu a Logicalis, com quem mantém uma parceria de anos para projetos deste tipo graças ao seu conhecimento no negócio de utilities, sua capacidade técnica e expertise em projetos de telecomunicações.  

Solução 

Antes de definir que soluções seriam utilizadas, o time técnico da Logicalis realizou testes de fábrica nas instalações da integradora, testando e configurando a rede para, quando houver a entrega final, o painel com todos estes elementos seja apenas ligado e entre em funcionamento.  

Houve também um trabalho consultivo para checar se o desenho proposto na rede de telecomunicações atenderia à demanda. Para isso, foi realizada uma avaliação da capacidade dos equipamentos, volume e tipo de interfaces etc. Tudo isso foi feito por meio da realização do TAF (Teste de Aceitação em Fábrica) e TAC (Teste de Aceitação em Campo), seguido do projeto básico, lógico e executivo, a instalação nos racks e, finalmente, a configuração.  

Para um dos lotes, coube à Logicalis a instalação de 23 switches Cisco e, na parte de segurança, de 13 firewalls Fortinet. No segundo lote, foram 7 switches Cisco e 5 firewalls Fortinet, além de conexão sem fio (WiFi) para conexão dos dispositivos dos profissionais de campo. Em ambos os lotes, os firewalls contam com funcionalidades de: Enterprise Protection (IPS, Advanced Malware Protection, Application Control, Web & Video Filtering, Antispam, Security Rating, IoT Detection, Industrial Security, FortiConverter Svc e 24x7. 

Além da implementação, o integrador fechou com a Logicalis um contrato de manutenção válido por cinco anos, prevendo a troca de equipamentos em caso de falha. A previsão é que toda a implementação esteja concluída até o final do primeiro trimestre de 2023. 

Benefícios 

Com a implementação de novas subestações, a distribuidora amplia sua capacidade de atender a um aumento de consumo, garantindo sua capacidade de receber mais linhas vivas (eletrificadas). O aumento no número de subestações também reduz a possibilidade de falhas no atendimento, garantindo a disponibilidade da rede e melhorando métricas como continuidade dos serviços de fornecimento de energia elétrica. 

Além disso, ao utilizar o conceito de PMO na implementação da rede e da segurança nas subestações, a Logicalis também garante que as entregas sejam feitas dentro do prazo estipulado pela Aneel, o que evita penalidades e eventuais multas para a distribuidora de energia.  

Topic

Related Insights