Logicalis desenha arquitetura de nuvem de grande prestador de serviços automotivos brasileiro

Brazil, Ene 5, 2023

Cenário 

Um dos maiores prestadores de serviços automotivos do país iniciou recentemente o desenvolvimento de uma plataforma de atendimento ao consumidor baseada na nuvem Azure, da Microsoft. O objetivo da empresa era levar todos os seus clientes para a nova plataforma, centralizando seu atendimento e aprimorando a experiência de compra online. 

Com a crescente demanda por seus serviços, a companhia tinha o desafio de desenvolver e colocar em operação o seu ambiente em nuvem ainda este ano, permitindo que a nova plataforma entre em operação já no primeiro trimestre de 2023. Para isso, a empresa realizou uma concorrência no mercado, vencida pela Logicalis, cuja proposta técnica e comercial superou as de outros três concorrentes. 

Solução 

A proposta apresentada pela Logicalis dividia o projeto em duas frentes. Na primeira, seria definido um squad que iria trabalhar no desenvolvimento da arquitetura da plataforma; na segunda, o time de Advisory ficaria encarregado de trabalhar de forma mais abrangente na Azure, definindo e desenvolvendo todos os recursos de fundação para todo o ambiente. 

A primeira etapa do projeto incluiu um assessment de todo o ambiente da organização. Durante este processo, foram identificados diversos pontos de melhoria e atenção, que foram corrigidos sem prejudicar o objetivo da empresa de colocar o ambiente em produção ainda este ano. Passadas as correções, a plataforma foi colocada no ar com cerca de 30 usuários, em um projeto piloto no qual serão feitos os ajustes necessários ao aprimoramento da experiência do cliente. Em uma segunda etapa, haverá a inclusão de todos os 25 mil clientes da empresa, além da inclusão de novas funcionalidades e meios de pagamento. 

A Logicalis também está dando suporte à companhia em seu processo de revisão de arquitetura baseado no Well-Architected Framework, com foco em otimização de custos, eficiência de desempenho, confiabilidade, segurança e excelência operacional. 

Benefícios  

Com a conclusão da primeira etapa do projeto, a empresa ganha agilidade e escalabilidade. Com a plataforma ajustada, ela poderá subir dos atuais 30 usuários para milhares deles sem impacto em sua operação e já definindo como prestar o melhor atendimento a cada um deles. 

Em outra frente, o uso da plataforma em nuvem traz vantagens como redução do time-to-market de novas funcionalidades e ganhos em segurança, pavimentando a plataforma para trabalhar com diversos meios de pagamento dentro da regulação vigente. 

Related Insights