Logicalis assume a gestão de nuvem de grande indústria automobilística

Oracle Cloud Services

Brazil, Nov 22, 2022

Cenário 

Uma das maiores indústrias automobilísticas do Brasil iniciou sua jornada para a nuvem há alguns anos e, em 2019, em pleno processo de migração de novos workloads, se deparou com o desafio de fazer a gestão dessas aplicações. Com um volume maior de aplicações na nuvem, a empresa precisava monitorar e controlar os custos envolvidos, garantindo melhorias em relação ao modelo on-premises.  

Para isso, a companhia abriu um processo de concorrência para a contratação de um parceiro que, além dos processos de migração, assumisse também o gerenciamento destes workloads. A Logicalis, que já atendia a companhia em outros projetos, venceu a concorrência apresentando diferenciais como conhecimento do ambiente on-premises do cliente, capacidade técnica em migração e oferta de serviços gerenciados. Com isso, fechou um contrato de três anos. 

O objetivo era, uma vez concluídas as migrações, iniciar o processo de gestão com o uso de serviços gerenciados e Finops. Este último é uma disciplina relativamente nova que nasceu com o uso da nuvem e a mudança de processos que ela traz no consumo de recursos de TI. Como o consumo de recursos é mais dinâmico, o Finops (Finanças + Operação) garante o monitoramento e o controle financeiro do ambiente. 

Solução 

Como o cliente não havia trabalhado com Finops anteriormente, o time da Logicalis dividiu o projeto em três etapas, que são: entendimento do cenário, implementação das ferramentas de visibilidade e o amadurecimento do uso destas ferramentas. Todos estes estágios são executados em ciclos que, ao final de cada um, trazem um novo ponto de amadurecimento.  

Cada ciclo é composto de três fases. A primeira é a informe, quando o time da Logicalis dá ao cliente visibilidade do que está sendo gasto em nuvem e de que forma. Em seguida vem a fase de otimização, quando os arquitetos de soluções da Logicalis analisam os relatórios gerados anteriormente e as configurações de nuvem utilizadas, identificando pontos de melhoria. Por fim, vem a fase de implementação destas melhorias.  

Benefícios 

Já no primeiro ano, a utilização do Finops permitiu ao cliente economias significativas, com liberação de recursos em nuvem para novos projetos. Depois de realizadas as principais otimizações, o trabalho do time da Logicalis evoluiu para um ciclo de manutenção da operação com custos mais enxutos. 

Um exemplo de redução foi que o cliente passou a contar, apenas no primeiro ano, com o dobro de workloads hospedados em nuvem, mas com um aumento de custos de apenas 30%. E as reduções não param por aí. Em 2021, a companhia alcançou 20% de redução de custos com máquinas virtuais, mesmo percentual obtido no ano seguinte. Já com licenciamento, a redução chegou a 50% em 2021 e 30% em 2022. 

Na prática, o trabalho de Finops primeiro estancou a onda de crescimento de consumo em nuvem e, em um segundo momento, permitiu que mais workloads fossem migrados com o mesmo consumo de recursos. Esse trabalho tem permitido que o cliente utilize a nuvem em toda a sua intensidade e coloque em prática uma estratégia bem estruturada de migração. 

Como o Finops também prevê a análise de itens de compliance e segurança, algumas das modificações sugeridas aumentaram a governança e a segurança do ambiente. Somados, estes fatores têm permitido ao cliente realizar projetos sempre dentro dos orçamentos previstos, graças ao controle estabelecido pelo uso de Finops, garantindo a excelência operacional com o menor custo possível. 

Topic

Related Insights