Logicalis garante a segurança de uma das primeiras redes elétricas inteligentes do Brasil

, Jul 26, 2021

Cenário

Uma das principais empresas de energia elétrica do mundo vem desenvolvendo, desde 2007, seu projeto global de implantação de redes elétricas inteligentes, que são aquelas em que os consumidores recebem medidores inteligentes que permitem a leitura remota e específica, eliminando as cobranças feitas pela média ou por estimativas.

No Brasil, essa concessionária já tem sua rede inteligente implantada entre os consumidores de alta e média tensão. Com a popularização da tecnologia e a queda no preço dos equipamentos, a companhia começou, este ano, a implementação dessa rede também entre seus clientes residenciais, a chamada baixa tensão. Uma vez em funcionamento, a rede vai permitir medições de hora em hora e a cobrança de acordo com o consumo exato de cada residência.

Com o início da implementação, a concessionária percebeu que os firewalls utilizados no modelo tradicional não atenderiam às novas demandas de segurança. Como os novos medidores trafegam dados, também havia a necessidade da implantação uma solução que segmentasse a rede de automação, evitando que ela pudesse ser acessada e que fosse sobrecarregada. Diante disso, a companhia passou a buscar uma solução que garantisse a segurança da nova rede.

Solução

A Logicalis foi a empresa parceira escolhida pelo cliente para auxiliá-lo nessa demanda. Após realizar uma análise do ambiente para identificar qual a plataforma mais adequada, a Logicalis propôs uma solução baseada no FortiGate, sistema da Fortinet que adota o conceito de UTM (Unified Threat Management) e consiste em um firewall com vários outros recursos de segurança já embarcados, o que permite uma proteção mais ampla da rede de baixa tensão.

Específica para inspeção de tráfego criptografado de ambiente industrial, a solução sugerida é composta por dois desses firewalls: um para a nova rede e outro para complementar os já existentes na estrutura da companhia.

Além disso, a Logicalis também implementou a soluções Fortinet para ambiente de rede operativa de Operation Technology (OT), que contempla mais de 2.300 assinaturas de IPS e controle de aplicação para ambiente industrial, itens que foram essenciais na defesa técnica do projeto para o cliente.

A implementação das soluções na rede IP, realizada pela equipe especializada da Logicalis, possibilita que os processadores sejam equipados com inteligência artificial, capazes de assegurar proteção de alto nível e inspeção de desempenho de tráfego criptografado. Além disso, com a adoção dos firewalls, os custos dos medidores e a sua complexidade também irão diminuir, pois o cliente passará a ter total visibilidade de aplicativos, usuários e redes.

Benefícios

A partir da implementação e adoção dos novos firewalls, a concessionária passará a contar com uma visibilidade convergente, que abrange sua rede de TI e a sua rede elétrica. Também passa a ser possível realizar o monitoramento de todo o seu perímetro para evitar eventuais problemas que causem lentidão na nova rede ou mesmo sobrecargas.

Além disso, a implementação padronizou o protocolo de comunicação com os medidores inteligentes. Com isso, os firewalls poderão bloquear qualquer tráfego suspeito que esteja passando pela rede. A solução também garante a inspeção de todo o tráfego criptografado e a automação das respostas a ameaças no perímetro. E tudo isso controlado por meio de uma plataforma única de gestão das informações.

Related Insights