Editora brasileira centraliza armazenamento de dados, aprimora relatórios e dá mais agilidade à tomada de decisões

, Jun 28, 2021

Cenário

Uma das maiores editoras de livros didáticos do país contava com um conjunto de diferentes sistemas de armazenamento de dados. Com isso, estas informações ficavam distribuídas em diversas áreas da companhia, dificultando sua visibilidade e compartilhamento.

Como o sistema de coleta destes dados não era homogêneo, isso dificultava os processos de consolidação, visibilidade e compartilhamento de dados. Como resultado, as áreas de negócios contavam com relatórios cujas informações poderiam estar defasadas ou incorretas. Esse quadro, aliado à necessidade de transformação digital da companhia, levou a editora a buscar uma solução em nuvem.

Solução

Em parceria com a Microsoft e a Kumulus, a Logicalis desenhou uma solução de Modern Data Warehouse, para armazenamento de dados, integrado com ferramentas de Analysis Services, utilizadas para acesso e visualização das informações. O sistema foi desenvolvido e implementado com recursos da nuvem Microsoft Azure.

Com toda a estrutura em nuvem, foi criado um modelo de banco de dados que organizou as informações e as tornou acessíveis. A partir dessa base de dados, foram construídos vários dashboards executivos, disponibilizados para toda a estrutura da corporação, observando as regras de permissões e segurança.

Benefícios

Hoje a área de TI da editora conta com um ambiente que, além de centralizado, possui gerenciamento simplificado, é mais estável, seguro e com uma redução de custos de infraestrutura significativa.

Já, as áreas de negócios contam com os dashboards disponíveis para todos os interessados. Isso trouxe benefícios como a redução no número de relatórios de 90 para 70, com ampliação das informações disponíveis. Estes relatórios hoje são mais acurados, contando com números e dados mais assertivos, o que é fundamental para os processos de tomada de decisão.

Related Insights