Empresa do setor contábil ganha escalabilidade, disponibilidade, agilidade e segurança ao migrar para nuvem

, Abr 30, 2021

Cenário
O ambiente da plataforma para e-learning não possibilitava sua expansão com inovações e nem mesmo garantia a segurança necessária em sua operação

Uma empresa especializada em soluções para o cumprimento de obrigações fiscais brasileiras mantinha a sua plataforma de e-learning rodando em MS Windows Server e MS SQL Server, em um desenho de arquitetura básica que não permitia sua expansão e atualizações com inovações necessárias para suportar o aumento estimado do acesso pelos funcionários.

O desafio da empresa era desenhar uma nova arquitetura tecnológica que garantisse toda essa capacidade de evolução. A recomendação da Logicalis foi pela migração da estrutura para a nuvem, ambiente moderno, capaz de atender às necessidades prementes da companhia e ainda estar preparada para futuras atualizações.

Outro desafio adicional que esse novo ambiente exigia era o acesso dos desenvolvedores, para que realizassem suas atividades com agilidade e ao mesmo tempo garantindo toda a segurança dos dados da plataforma.

A empresa já mantinha outras aplicações do negócio em nuvem AWS, o que facilitou a implementação do novo projeto, que consumiu apenas 15 dias, após toda a análise do ambiente existente pela Logicalis, objetivos a serem alcançados com a migração e definição de estratégias.

Solução
Recursos próprios para nuvem da AWS, MS SQL Server e MS Windows Server lideraram a construção do novo ambiente do e-learning

No pacote de soluções implementadas na nova arquitetura estão a Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), que permite controle total sobre o ambiente de redes virtuais.

Foram criadas instancias EC2 com Windows, que são máquinas virtuais debaixo de load balancer para permitir acesso externo. O load balancer distribui o tráfego de entrada em múltiplos destinos, como as instâncias do Amazon EC2 para aumentar a disponibilidade. 

Para gerenciar certificados digitais, foi usado o AWS Certificate Manager (ACM), que provisiona, gerencia e implanta facilmente certificados. Com a missão de simplificar configuração, operação e escalabilidade do banco de dados na nuvem, foi adotado o Amazon Relational Database Service (Amazon RDS).

O Microsoft SQL Server e o MS Windows Server também fizeram parte das atualizações do novo ambiente. E o acesso dos desenvolvedores ao banco de dados, em uma estrutura isolada, foi garantido por meio de VPN, com segurança, alinhado aos objetivos do projeto.

Benefícios
A nuvem proporcionou a construção de um ambiente flexível, seguro, de alta disponibilidade e produtividade

A plataforma e-learning da empresa foi renovada, ganhando mais produtividade, acesso aos dados de forma inteligente, com escalabilidade, mais agilidade na criação de cursos inovadores, trabalho mais ágil para desenvolvedores, em ambiente seguro.

A companhia passou a expandir facilidades, incluindo novos cursos na plataforma e acelerando o processo de compartilhamento de ideias para inovar, considerando que o novo ambiente em nuvem possibilita evoluções e antecipar expectativas dos usuários do e-learning. E o gerenciamento do banco de dados trouxe tranquilidade, segurança e acesso inteligente para a plataforma.

Hoje, os desenvolvedores desfrutam de um ambiente de acesso ágil, inteligente e ao mesmo tempo seguro, apoiado em VPN, além de mais produtividade na realização de suas atividades.

Related Insights