Tecnologia de Storage para uma empresa de eletrodomésticos

, Abr 14, 2021

CENÁRIO

Uma das maiores empresas de eletrodomésticos do mundo possui extenso portfólio e uma sede em Curitiba, no Paraná, além de outras plantas em São Paulo-SP e em Manaus-AM. Em pleno crescimento, a empresa demandava a modernização e atualização de storage, para substituir equipamentos no final da vida útil e atualizar a tecnologia de armazenamento para as exigências atuais.

A substituição do equipamento é um ponto importante quando o assunto são tecnologias de storage para praticamente qualquer empresa. Um dos motivos é o delicado processo de migração de dados, que arrisca a perda de informações ou problemas posteriores com atualizações. Além disso, o processo impacta a produção, com paradas nos sistemas, o que exige muito cuidado e planejamento.

Com essa demanda latente, a empresa escolheu a Logicalis para realizar a troca do equipamento obsoleto e a implementação de um novo, além de suprir demandas extras: a preservação dos investimentos realizados, previsibilidade dos investimentos futuros e substituição da solução atual por novas tecnologias, sem interrupção da produção e impacto de performance.

 SOLUÇÃO

Após a condução de uma prova de conceito, realizada na sede da empresa, a Logicalis sugeriu o uso de equipamentos da Pure Storage, que demonstraram fácil instalação, operação e utilização. 

A solução escolhida foi Storage All-Flash, que tem o tempo de resposta muito rápido, em um volume de armazenamento de 160TB. A tecnologia NVMe (Memória Não-Volátil Express), também utilizada no projeto, permitiu alta eficiência e performance no equipamento, que habilitou 64 mil vias de comunicação entre servidor e storage para inscrição de dados paralelos.

A solução ainda conta com tecnologia exclusiva para a proteção de dados, por meio de Snapshots do ambiente de produção, que são guardados em nuvem ou compartilhamento NFS. Esses registros podem ser preservados por tempo ilimitado, sendo possível serem rapidamente acessados e recuperados em qualquer Pure Storage.

O storage implementado ainda quebrou o ciclo de troca de equipamentos defasados. Um dos motivos é a estrutura de armazenamento de dados utilizada, que possibilita a troca das controladoras, módulos flash ou gavetas de expansão sem parada no ambiente e sem precisar migrar os dados.

Atuando na fase de implementação, a Logicalis trabalha na base da empresa no Paraná e define planos de ação para instalação dos equipamentos, configurações localizadas e migração de dados para o novo storage.

BENEFÍCIOS

Com a adoção do storage All-Flash, indicado pela Logicalis,  a empresa passa a ter seu ambiente de armazenamento totalmente reestruturado com alta velocidade, baixíssimo tempo de resposta e aumento na capacidade de armazenamento. Isso significa agilidade e baixa latência para que milhares de operações sejam realizadas por segundo.

Além da transição e migração de dados do storage, a empresa também conta com todo o apoio técnico da Logicalis para garantir eficiência e segurança nesse passo importante de transformação digital.

A solução implementada oferece escalabilidade e valores previsíveis para ciclos de longo prazo, garantindo a renovação e ampliação da tecnologia, além de preservar ao máximo os investimentos realizados.

O projeto ainda traz diversos benefícios, sendo um deles a criptografia, que está sempre habilitada e garante a segurança de dados e conformidade com novas legislações, como a LGPD. A solução adotada também utiliza tecnologias que excluem a necessidade de migração de dados e interrupções da produção quando o equipamento precisar ser renovado, além de possuir um suporte técnico preventivo e preditivo.

Related Insights