Serviço Logicalis com IoT Azure Hub para mobilidade urbana

, Feb 8, 2021

Cenário

Uma startup de mobilidade urbana tem como principal negócio o compartilhamento de veículos elétricos. Essa é uma alternativa inteligente, econômica e simples já adotada por algumas das maiores cidades do mundo. No Brasil, é uma nova solução para usar um carro sem o investimento da compra, pagando apenas pelo tempo de uso, afinal, todos os custos adicionais, como impostos e seguro, são por conta da empresa.

Para efetivamente entrar no mercado, a startup buscava uma plataforma que atendesse suas necessidades iniciais, como rastreamento de veículos e operação remota, a fim de auxiliá-la também em futuras necessidades do negócio e em todo o ciclo de vida do usuário. Diante desse cenário, a Logicalis foi escolhida como parceira para esse desafio e ajudar a empresa a ter um plataforma de IoT que correspondesse as suas demandas.

Solução

Como proposta, a Logicalis sugeriu a utilização do EUGENIO, plataforma que utiliza serviços do Azure IoT Hub, que é capaz de integrar e automatizar diversos dispositivos e processos de gerenciamento de dados. Para isso, foram instalados rastreadores em toda a frota de veículos para que a startup possa receber todos dados por meio de relatórios intuitivos, como check-up operacional do carro, abertura das portas, arrombamentos ou tentativa de abertura forçada, GPS, manutenção do veículo, capacidade da bateria e necessidade de recarga.

Foi instalado um dispositivo de rastreio com GPS, celular, BLE, acelerômetro e IOs em cada carro. O dispositivo se conecta à plataforma EUGENIO, que se torna um hub de dados e usa a interface do app de compartilhamento de veículos. Os dados coletados são latitude e longitude, movimento e informações sobre o carro, como velocidade, distância viajada, estado da bateria, status das portas, alarme etc.

A plataforma permite a criação de dashboards customizados, além de possuir atualização de firmware e serviço de provisionamento automático. Outro ponto positivo é que o EUGENIO se integra facilmente com o Azure Machine Learning para criar, treinar e implementar modelos para coleta de dados dos dispositivos.

A plataforma de IoT concentra a gestão de dispositivos e todos os dados gerados por eles em uma estrutura única, facilitando a gestão e a governança de projetos de internet das coisas. A solução utiliza também Event Hub para comunicação interna, o que facilita a integração de dados com outros serviços Azure.

Benefícios

Com a utilização da plataforma EUGENIO foi possível criar uma solução que pode ser implementada em qualquer cenário onde haja interação entre dispositivos, já que acelera o processo de desenvolvimento de uma solução de IoT.

Assim, a plataforma como pilar da solução possibilita a startup oferecer o serviço de compartilhamento de carros elétricos no Brasil. A escolha pelo EUGENIO também permitiu que a empresa desenvolvesse o novo serviço rapidamente, em menos de um mês, e com preços muito competitivos, se comparado à criação de um novo aplicativo.

A criação de uma locação passa a ser feita em poucos minutos, bem como a adição de novos dispositivos. Um modelo de negócios flexível, que acompanha o negócio do cliente, permitindo uma visão simplificada do custo-benefício.

Além disso, com a solução implementada, a startup pode adicionar meios de comunicação à sua plataforma para que, no futuro, os veículos tenham comunicação integrada, com mídia adaptada ao perfil do cliente.

A plataforma criada também é capaz de integrar e automatizar diversos dispositivos e processos de gerenciamento de dados, oferecendo uma visão integrada, fornecendo, por meio dos aplicativos desenvolvidos, maior eficiência operacional e otimização de recursos, consequentemente, aumentando a produtividade com soluções que lidam com a cadeia produtiva do negócio, de ponta a ponta.

Related Insights