Liderança ousada leva CIOs a assumir papel de destaque nas decisões de negócios, aponta estudo da Logicalis

Logicalis CIO Report

Brazil, Mar 17, 2023

Os CIOs assumiram o papel de evangelistas digitais e consultores estratégicos, de acordo com a Global CIO Report 2023 da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. O estudo entrevistou mil líderes de tecnologia e explorou a evolução do papel do CIO. A edição deste ano, chamada “The Meteoric Rise of the CIO”, aponta uma grandiosa mudança na atuação do CIO de implementador de tecnologia para líder de negócios.

Atualmente, eles estão ativamente envolvidos na criação de estratégias de negócios — 41% têm algum nível de responsabilidade por isso, enquanto 81% dizem que estão gastando mais tempo com inovação. Eles estão usando sua experiência em tecnologia para fornecer soluções inovadoras, que geram valor e vantagem competitiva. Mais de três quartos (77%) agora estão gastando mais tempo vendendo ideias para o conselho.  

“Cada vez mais o CIO assume um papel de liderança em inovação para oferecer ao mercado serviços diferenciados que coloquem a empresa à frente da concorrência”, afirma Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis para a América Latina. Essa mudança na função do CIO fica clara nessa nova edição da pesquisa. “Enquanto em 2018, 61% dos CIOs afirmavam que eram avaliados por sua capacidade de gerar economia para a empresa, no estudo desse ano quase metade (46%) dos CIOs diz que é avaliada por sua capacidade de oferecer novos serviços inovadores”, destaca. 

Orquestrar a transformação na jornada em direção a um futuro digital significa que os CIOs estão abrindo um novo caminho. As quatro áreas críticas de foco para os CIOs identificadas no relatório deste ano incluem:

  • Inovação - espera-se que 50% dos CIOs forneçam inovação contínua que eleve e diferencie as interações com clientes e funcionários.
  • Estratégia - 80% dos CIOs dizem que a estratégia de negócios se tornará uma parte maior de sua função nos próximos dois anos.
  • Transformação digital -  57% dos CIOs dizem que construir e operar novas plataformas digitais ainda é uma parte essencial de seu trabalho. 
  • Reestruturação das parcerias de serviços - 74% dos CIOs esperam aumentar os gastos com gerenciamento de terceirização de TI em 2023.

“Com o desafio constante de olhar estrategicamente para o negócio, os CIOs apostam na busca de parceiros altamente especializados para apoiar nessa jornada de transformação, provendo serviços de alto nível e alinhados às tendências de mercado”, finaliza Parreira. 

O estudo completo está disponível em: https://www.la.logicalis.com/pt-br/cio-report 

Related Insights