Logicalis implementa sistema de telefonia por software em grande rede de restaurantes

Cenário

Uma das maiores redes de restaurantes do Brasil teve que acelerar o processo de digitalização do sistema de telefonia utilizado em suas lojas para superar o período de pandemia. Com mais de 100 restaurantes funcionando em todo o país, a rede utilizava links E1 para conectar todos eles às operadoras de telefonia de cada região.

O tronco de telefonia E1 é um link entregue pela operadora que permite a comunicação da telefonia interna com toda rede pública de telefonia global (PSTN). Este tronco unifica os canais de voz na mesma conta da operadora, que cobra uma assinatura mensal e requer um equipamento físico como um PABX digital ou gateway para a conexão.

Com o início da pandemia, a maioria dos restaurantes da rede viu crescer o volume de pedidos feitos por telefone, levando o sistema ao limite. A rede viu aí a oportunidade de modernizar seu sistema de telefonia, adotando um sistema baseado em nuvem que trouxesse escalabilidade quando necessário, gerenciamento unificado e integração com o Microsoft Teams, simplificando sua utilização pelos funcionários.

Solução

Para a definição da solução a ser adotada, a empresa analisou possíveis fornecedores e definiu a Logicalis como a responsável pelo projeto. Contou muito pela escolha o sucesso obtido em outros projetos realizados ao longo de cinco anos, a confiança nos profissionais da Logicalis e o desenho proposto para a solução.

O objetivo era substituir o ambiente de telefonia local por um baseado em nuvem, tirando do cliente a necessidade de gerenciá-lo. A solução proposta é composta por um SBC (Session Border Controller) baseado em nuvem, que fará a conexão com a operadora de telefonia e será integrado ao Microsoft Teams.

O projeto está em fase de planejamento, com os profissionais da Logicalis realizando o levantamento do ambiente, além do mapeamento dos usuários que utilizarão o sistema. Haverá também uma fase de treinamento para a equipe de TI do cliente, que será responsável por passar o conhecimento para os demais usuários.  

A fase seguinte prevê a realização de um piloto com alguns destes usuários, a migração dos demais e, por fim, a desativação do sistema existente hoje. A previsão é que o novo sistema esteja em operação ao final de dois meses. 

Benefícios 

Com o projeto finalizado, o sistema de telefonia deixa de ser local e passa a rodar em nuvem, totalmente baseado em software. Para atender 115 lojas, com dois telefones em cada uma, foram contratadas 234 licenças do Microsoft Teams. Com a solução, além do telefone, também os computadores dos usuários poderão receber e fazer chamadas, dando a eles a possibilidade de escolher quais dispositivos querem usar.  

O cliente também passará a contar com um sistema de telefonia com alta disponibilidade, que permitirá aos usuários unificar chat, reuniões e telefonia pública no Microsoft Teams. Além disso, o gerenciamento deixa de ser feito pelo time do cliente, sendo assumido pela equipe Logicalis. A expectativa é que estas mudanças reduzam os custos de manutenção de hardware, além da eliminação do link E1 dedicado, com custo de cerca de R$ 1 mil mensal cada um.