Telecom: portfólio completo de transformação para telecomunicações

Transformação Digital de referência em um portfólio completo para telecomunicações

Poucos setores são tão centrais para o modo de vida contemporâneo quanto o setor de telecomunicações. Em um mundo cada vez mais integrado e conectado, as provedoras de serviços de telecomunicações lidam constantemente com demandas crescentes de tráfego e enfrentam o grande desafio de, por meio da transformação da sua infraestrutura e criação de novos serviços, viabilizar que inovações do mercado de tecnologia estejam disponíveis para as corporações e para sociedade.

A Logicalis dispõe de uma experiência de longa data nesse setor, com know-how técnico e conhecimento de negócios tanto em projetos tradicionais de infraestrutura de Service Providers  quanto para as tendências atuais como automação, 5G, edge computing, analytics e implementação de infraestrutura voltada ao suporte de IoT (Internet das Coisas). 

O suporte para a Transformação Digital desse setor é uma das prioridades da atuação da Logicalis; por meio de parcerias com empresas que são líderes globais no mercado de tecnologia, a Logicalis disponibiliza um diversificado portfólio de soluções, serviços e consultoria para suportar as diferentes necessidades do setor. Conheça abaixo nosso portfólio em mais detalhes.

Consultoria para telecom

A Logicalis conta com um time robusto e experiente de consultoria para o setor. Com um trabalho de ponta a ponta, é possível obter melhorias tangíveis de negócios, tanto em novas oportunidades de receita, quanto na busca por melhor eficiência operacional.

A Logicalis trabalha desde o design de novas soluções, até a revisão de portfólio, além de serviços de modelagem, analytics, análise de mercado, entre outros. 

Automação 

A automação  da infraestrutura é um dos grandes pontos de interesse das operadoras de telecomunicações. Rotinas contínuas, que envolvem a ativação de novos serviços em tempo hábil, exigem soluções que ampliem a capacidade de tempo de resposta e velocidade. 

Um destaque da Logicalis em soluções de automação é o NEP@L (Network Programmability and Automation at Logicalis). um framework de trabalho desenvolvido em parceria com especialistas multidisciplinares. O NEP@L fundamenta a transição da engenharia de redes como é conhecida atualmente para um ambiente de desenvolvimento e integração contínuas, permitindo que automação e programabilidade sejam adotados de forma estruturada e confiável.

Soluções para 5G

O 5G – quinta geração de redes celulares – viabiliza conexões móveis com muito mais velocidade e menor latência, tendo o poder de revolucionar o mundo como conhecemos hoje, trazendo muito mais desempenho para as conexões pessoais e disponibilizando uma infinidade de possibilidades, aplicações e serviços para as corporações e para sociedade. 

Porém a oportunidade do 5G traz também uma série de desafios a serem superados pelas operadoras de telecomunicações; visando suportá-las em suas jornadas de adoção do 5G a Logicalis, em conjunto com seus parceiros, criou um laboratório focado em tecnologias ligadas direta ou indiretamente a viabilização do 5G e um sólido portfólio de soluções pertencentes a esse ecossistema:

- Redes virtualizadas e controladas por software

O 5G viabilizará que as operadoras ofereçam, em cima da conectividade, novos serviços para verticais de mercado específicas como Indústria 4.0, Smart Cities, Digital Health, Agribusiness, etc.

A Logicalis oferece em seu portfólio soluções que são consideradas fundamentais para permitir a flexibilidade, agilidade e escala requeridas nesses novos serviços: 

Data centers regionais e Micro Data Centers

A descentralização de serviços com a adoção de computação em borda (edge computing) é fundamental para garantir o perfeito funcionamento de aplicações que requerem alto consumo de banda e baixa latência, como realidade virtual, gaming, smart-surveillance, carros autônomos, etc. A Logicalis disponibiliza em seu portfólio soluções de infraestrutura - pública e privada - aplicações de redes e de gestão para atender as diferentes necessidades das operadoras na descentralização de seus data centers.

SDx

Soluções de TI alinhadas e gerenciadas por software são parte importante do processo de transformação digital. SDx (Software Defined Everything) é um termo que coaduna essa prática que pode ser aplicada em servidores, data centers e redes WAN de longa distância. 

No setor de telecomunicações, a principal aplicação dessa tendência são as Redes SDN (Software Defined Networks), que ajudam a automatizar ações, tornando as redes mais ágeis, inteligentes e flexíveis. Além disso, permite que empresas possam escalar suas redes com muito mais facilidade, com configurações centralizadas facilmente aplicadas em novas áreas, seguindo o crescimento da empresa.

Cloud Pública

Algumas operadoras podem privilegiar o uso de nuvens públicas em partes de suas operações. A Logicalis oferece suporte na migração e manutenção de bancos de dados em nuvens públicas, privadas ou híbridas. 

Segurança 

Com data centers regionalizados e infraestruturas inovadoras, soluções de proteção modernas são indispensáveis para evitar ataques, mitigar panes e minimizar as chances de lentidão ou indisponibilidade nos serviços.