VLI adota o Microsoft Teams e garante continuidade de negócios durante a pandemia com apoio da Logicalis

Com o desafio de aumentar o engajamento entre os profissionais e melhorar a comunicação entre eles, a VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, decidiu mudar sua plataforma de comunicação interna. Com apoio da Logicalis, a companhia decidiu implementar o Microsoft Teams, plataforma de colaboração que, diferente da tecnologia anterior, pode ser acessada online, sem a necessidade de baixar um aplicativo. Foram 4.500 funcionários impactados com a mudança da plataforma, em 169 localidades, que além de aprimorar a comunicação interna, também passou a oferecer uma melhor experiência aos usuários.

A migração total foi realizada em 2 meses. E, quando a necessidade de trabalhar de casa surgiu devido a pandemia, a empresa já estava pronta para fornecer o apoio tecnológico necessário aos seus colaboradores, garantindo não apenas a continuidade do negócio, mas também a integração entre eles, mesmo à distância.

“Estávamos analisando formas de melhorar ainda mais a experiência do usuário. Nesse contexto, decidimos migrar de ferramenta de comunicação interna para uma mais completa, o Teams, que nos permitiu alcançar um maior número de pessoas e facilitar seu uso – seja pelo celular ou pelo computador. Hoje, por meio dela, fazemos não apenas reuniões remotas, mas toda a gestão das equipes e de operações em uma interface única, contribuindo muito para o engajamento e produtividade dos colaboradores, assim como seus níveis de satisfação”, explica Fabrício Feres, Líder do time de Experiência do Cliente da TI na VLI.

A Logicalis participou não apenas da implementação do Teams, mas também apoiou a VLI na escolha da ferramenta de comunicação interna e em todos os processos necessários para a melhor adoção e uso da tecnologia.

Uma das ações, realizada em conjunto com a Microsoft, foi a participação em reuniões semanais com o time da VLI, desde os testes iniciais até a conclusão da migração completa, oferecendo suporte técnico, comunicação e treinamento de todos os profissionais para que pudessem tirar todo o potencial da ferramenta.

“O Microsoft Teams é uma ferramenta completa, ágil, e permite a gestão de atividades e a integração dos profissionais da companhia com apenas alguns cliques. Com a conclusão do projeto e a chegada do COVID-19, os colaboradores da VLI estavam prontos para trabalhar de casa sem impactar o negócio”, comenta Carlos Alves, Diretor de Serviços da Logicalis.

Além disso, o projeto contou com a adoção de toda a Suite do Office 365, incluindo Planner, Power Apps e Flow. Com o sucesso do case, a empresa já pensa nos próximos passos. Há a expectativa de atender a times que estão no campo, para maior integração dos processos e a otimização da comunicação.