Logicalis entre as melhores empresas para trabalhar na América Latina de acordo com o Great Place to Work®

A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, foi reconhecida pelo Great Place to Work na edição de 2020 da lista “As melhores empresas para trabalhar na América Latina” e ficou com a posição 20 na categoria de empresas multinacionais no ranking anunciado pela organização.

O ranking foi publicado em meio à crise da COVID-19, que impactou a vida cotidiana e as operações comerciais em toda a região. Os critérios vêm dos dados utilizados no cálculo da lista regional e das listas nacionais publicadas em 2019 e no início de 2020 e se baseiam em uma análise exaustiva das respostas confidenciais dos funcionários na pesquisa Trust Index©. Além disso, a lista divide as organizações em três categorias de acordo com o tamanho: pequena e média (de 20 a 499 funcionários), grande (mais de 500 funcionários) e multinacional. 

Para serem consideradas para a lista de melhores empresas para trabalhar na América Latina em 2020, as empresas devem aparecer em pelo menos uma das listas nacionais de pesquisa de clima organizacional feitas pelo Great Place to Work na região, que inclui Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. A classificação das melhores empresas para trabalhar na América Latina se baseou nos dados coletados antes do novo surto de coronavírus. Observou-se também que as organizações que integram a lista estão liderando o caminho em meio à pandemia, demonstrando cuidado para com seus funcionários, clientes e comunidades durante esse momento difícil.

“Receber esse reconhecimento em meio a uma crise global nos dá impulso para continuar com nossos esforços no sentido de ter um clima de trabalho inclusivo, com espírito empreendedor e inovador, e que sirva de contenção e ajuda para todos os nossos profissionais. Desde o início da pandemia, a Logicalis adotou o regime de trabalho “home office” para os mais de 3000 colaboradores da América Latina, a fim de cuidar deles e de seus familiares. Além disso, estabelecemos canais de comunicação adicionais para que eles possam enviar suas perguntas e dúvidas nesse momento de incerteza. Habilitamos novos programas de capacitação e palestras com o objetivo de estimular o bem-estar físico e emocional de todas as pessoas que fazem parte da equipe”, afirmou Tânia Casa, diretora de Recursos Humanos da Logicalis na América Latina. 

Em 2019, a Logicalis obteve esse reconhecimento em vários países da região. Na Argentina, ficou com a posição 8 no segmento “de 251 a 1000 funcionários”. No caso do Paraguai, foi a quinta colocada entre as empresas multinacionais com menos de 150 funcionários. A Logicalis Uruguai atingiu a posição 11 na categoria de pequenas empresas. Por sua vez, a Logicalis Brasil obteve a posição 7 como uma das melhores empresas de TI para trabalhar na categoria de grandes empresas.

A pesquisa global do Great Place to Work mostra que todas as empresas desejam uma cultura de alta confiança, mas a mudança a ser implementada nas organizações varia de acordo com a região. Na América Latina, as melhores empresas para trabalhar se destacaram ao criar locais de trabalho psicologicamente seguros, independentemente do local ou função da pessoa. A América Latina passou por uma grande agitação social, econômica e política nos últimos anos. As melhores empresas para trabalhar já perceberam que, em um clima de grande incerteza, a comunicação bidirecional com a liderança, pautada em propósito e transparência, se torna extremamente importante. Quando as empresas fazem tudo que é possível para criar locais de trabalho seguros em meio à turbulência, os funcionários retribuem esse cuidado dando o melhor de si.