Logicalis realiza primeira chamada 5G em ambiente de teste

A Logicalis acaba de anunciar a realização da primeira chamada 5G, em ambiente de teste, utilizando os elementos de packet core da Cisco: AMF (Access Management Function), SMF (Session Management Function) e UPF (User Plane Function). Trata-se da primeira instalação e uso do sistema da Cisco na América do Sul.

Para a Logicalis, a chamada representa um marco e a possibilidade de realizar demonstrações para empresas interessadas na construção de redes 5G. “Esse foi um passo muito importante para a consolidação da nossa oferta de 5G. Começamos os testes com a solução da Cisco e, ao longo dos próximos dias, vamos agregar as soluções tecnológicas de outros parceiros estratégicos e consolidar a arquitetura Multi Vendor, que será a base da nossa proposta de valor para o mercado”, destaca Kan Wakabayashi, CTO da Logicalis para a América Latina.

O Packet Core, que segue o padrão definido pelo 3GPP, executa a separação de Plano de Controle e Plano de Usuário de forma nativa. Na prática isso, isso permite atender os requisitos de latência exigidos em redes 5G para viabilizar aplicações de uso crítico como, por exemplo, carros autônomos, que demandam a chamada Ultra Reliable Low Latency Connectivity (URLCC).

Para criar um ambiente fiel ao de produção, foram utilizados simuladores capazes de emular os elementos de Base de Dados de Assinantes (UDM, UDR, UDSF e AUSF), os elementos de Sinalização e Políticas (NRF e PCF), o terminal 5G e o acesso (5G New Radio). Com isso, foi possível gerar tanto as chamadas 5G como simular o tráfego de Internet nessas sessões, observando o desempenho e a performance da arquitetura.

Nas próximas semanas, a empresa deve iniciar os testes envolvendo soluções (como sistemas de Sinalização e Base de Dados da rede 5G) de outros parceiros, construindo um ambiente totalmente Multi Vendor. O objetivo é garantir ao mercado uma arquitetura aberta baseada no conceito best of breed e que permita aos clientes terem mais flexibilidade e agilidade no atendimento de suas demandas de negócios.