Logicalis promove evento em parceria com Microsoft, Block C e Duratex S.A para discutir os impactos gerados pela emissão de gás carbônico das empresas

Com o objetivo de discutir os impactos ambientais das organizações e os principais desafios delas em relação à pegada de carbono, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, em parceria com a Microsoft, Block C e Duratex S.A, promove um evento 100% virtual e gratuito em 10 de março.

Uma das principais preocupações socioambientais no mundo dos negócios são as emissões de gás carbônico na atmosfera, que afetam negativamente o bem estar de todos, impactando não apenas o meio ambiente, mas também a economia. Um passo essencial para viver dentro dos limites e meios propiciados pelo planeta Terra é reduzir significativamente a pegada de carbono. Além disso, cada vez mais os consumidores valorizam empresas que além de métricas de governança, incorporam questões ambientais e sociais - o chamado ESG.

Com base nesse cenário, Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis na América Latina, juntamente com a CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, Marcelo Furtado, o sócio fundador da Block C, Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e Giancarlo Tomazim, gerente de Inovação Corporativa da Duratex S.A, irão discutir a redução da pegada de carbono como parte da estratégia corporativa. Os executivos abordarão ainda os principais desafios enfrentados pelas empresas que estão tentando controlar suas emissões e as soluções tecnológicas podem apoiar nessa jornada rumo a uma economia mais sustentável.

“O mundo pede transformações socioambientais urgentes e cada vez mais as companhias têm reconhecido sua responsabilidade de protagonizar e propagar essas mudanças a fim de engajar outras empresas e pessoas a assumirem, também, um compromisso com essas causas. Nos últimos anos, muitas corporações fizeram um progresso em termos de sustentabilidade, uma vez que esse assunto vem se tornando cada vez mais relevantes para o cliente final”, comenta Tânia. Prova disso é a pesquisa da Tetra Pak, que mostra que dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais, um número que aumentou 26% nos últimos seis anos.

O uso de tecnologia para alavancar o desenvolvimento sustentável é outra tendência em constante crescimento. Diferentes aplicações e startups têm chamado a atenção pelos resultados de impacto ambiental e social que proporcionam aos seus clientes. “Uma das maiores vantagens de se tornar uma empresa que investe em desenvolvimento sustentável é o impacto que essa mudança pode trazer. Além de apresentar um diferencial para que os consumidores escolham seus serviços, ela também ajuda a aumentar a produtividade e diminuir os custos de operação. Investir em sustentabilidade é agregar valor à sua companhia”, afirma Parreira.

No ano passado, a Logicalis - também em parceria com a Block C - desenvolveu uma plataforma baseada em blockchain, que simplifica o processo de neutralização de carbono pelas empresas. Por meio dela, as organizações conseguem neutralizar sua pegada de carbono decorrente de diversas ações, como consumo de energia elétrica, viagens corporativas, processos logísticos, entre outras atividades, por meio de Certificados de Energia Renovável (RECs) com rastreabilidade, segurança, transparência e auditabilidade de todas as transações.

A plataforma BlockC opera com créditos de carbono de diversas origens, entre elas preservação de florestas, geração de energia limpa e renovável, e redução de resíduos. Os créditos são emitidos e custodiados pela própria ONU e outras plataformas que seguem rigorosos protocolos, além de serem verificados e certificados periodicamente. Estes ativos ambientais são lastreados e rastreados por meio da tecnologia de blockchain.

O evento é gratuito e terá início às 14h. Para participar basta se inscrever aqui.