Logicalis neutraliza emissões de gases de efeito estufa de 2020

Cada vez mais, a preocupação com desenvolvimento sustentável e impactos no meio ambiente tem feito com que empresas busquem melhores práticas ambientais. Nos últimos anos, tais iniciativas passaram a ter grande relevância dentro e fora das companhias e com a Logicalis não foi diferente: a empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, neutralizou, pelo terceiro ano consecutivo, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sua operação brasileira. Dessa vez, a neutralização foi referente ao ano de 2020 e totalizou 1657 toneladas.

Além dos escopos 1 e 2 – que representam emissões diretas, resultantes da operação, e indiretas, relacionadas ao consumo de energia – a empresa também neutralizou o escopo 3, que considera emissões realizadas por prestadores de serviços. “Graças a nossa preocupação em combater as mudanças climáticas e incentivar projetos de energia renovável, somos carbono neutro desde 2018. Queremos avançar cada vez mais no tema e, por isso, em paralelo à neutralização, estamos sempre buscando formas de reduzir nossas emissões”, explica Marcos Ablas, gerente de Consultoria e membro do comitê de sustentabilidade da Logicalis.

O processo de neutralização envolveu um levantamento minucioso das emissões, baseado no GHG Protocol (metodologia que quantifica as emissões de GEE), e contou com o apoio da Block C, empresa parceira detentora de uma plataforma tecnológica que permite às organizações neutralizar sua pegada de carbono com certificados de energia renovável. “A empresa nos apoiou no processo de auditoria dos dados e de neutralização das emissões”, destaca Ablas.

Esse resultado foi obtido por meio de cinco créditos de carbono, 25,55 REC’s (Certificados de Energia Renovável) e 1.631,45 padrão MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto, ONU). A ação da Logicalis compõe uma carteira de compensação de emissões, que contêm energia renovável e eólica, bem como projetos de conservação de florestas e “desenvolvimento limpo”, e contribui, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que contemplam metas globais para o desenvolvimento social e econômico.

Plataforma pioneira de neutralização emissão de CO2

A companhia conta com um comitê de sustentabilidade desde 2014. “Como Arquitetos da Mudança, nos preocupamos não apenas com a digitalização de nossos clientes, mas também em transformar toda a sociedade e o meio ambiente nos quais estamos inseridos”, comenta Ablas.

Por meio da parceria com a solução da BlockC, entre 2018 e 2019, foram neutralizadas mais de 2.300 toneladas de CO2 equivalentes, por meio de oito créditos de carbono, 1.550 REC’s (Certificados de Energia Renovável) e 2.221 CER’s (Certificados de Redução de Emissões).

Ainda em 2020, a Logicalis e a BlockC desenvolveram uma plataforma pioneira no mercado, baseada em blockchain, com o objetivo de ajudar e incentivar as empresas no processo de neutralização. Por meio desta plataforma, as organizações conseguem neutralizar suas pegadas de carbono decorrente de seu consumo de energia elétrica por meio de Certificados de Energia Renovável (RECs). A solução ainda garante rastreabilidade, segurança, transparência e auditabilidade de todas as transações realizadas por meio dela.