Logicalis lança soluções para garantir a segurança dos profissionais na volta aos escritórios

Conhecida pela eficácia na adaptação às volatilidades do mercado, e agilidade no desenvolvimento de soluções tecnológicas para cenários disruptivos, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, está lançando uma série de soluções tecnológicas para o controle e o monitoramento das políticas sanitárias no processo de volta aos escritórios  – de forma a garantir a segurança e saúde de todos os profissionais.

Com a flexibilização das atividades, o retorno aos escritórios corporativos precisa seguir inúmeras regras determinadas pelos governantes e órgãos sanitários. Visando apoiar as empresas nesse processo, a Logicalis desenvolveu um conjunto de soluções tecnológicas, denominado The New Office, que visa evitar aglomeração, facilitar o rastreamento em caso de contaminação e garantir a saúde dos colaboradores. Dessa forma, com a integração das soluções, há uma drástica redução na disseminação do novo coronavírus nos ambientes de escritório. 

“Com a liberação da retomada das atividades nos escritórios, muitas empresas estão planejando uma volta gradual e com bastante cautela. A tecnologia, que viabiliza a transformação digital dos negócios e ajudou diversas empresas a seguirem suas atividades de forma remota, agora vai apoiar também na digitalização dos ambientes de escritório, de forma a evitar a disseminação do Covid-19 entre os profissionais”, explica Mauricio Suga, diretor de tecnologia da Logicalis.

O The New Office contempla soluções que auxiliam o profissional desde antes a ida ao escritório, até a saída no final do expediente – tudo protegido de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Dessa forma, para as empresas que adotarem as soluções, reservar uma mesa no escritório passa ser obrigatório. Por meio de uma aplicação, o profissional deve escolher a data e horário que deseja ir ao escritório, além da mesa de preferência. Após o agendamento, é preciso responder uma auto avaliação sintomatológica, que o orientará caso apresente algum dos sintomas descritos na tela. 

O controle de acesso à empresa, por sua vez, é feito por meio de um display com câmera de reconhecimento facial que mede a temperatura corporal e verifica a utilização da máscara. O totem conta ainda com um dispenser automático de álcool em gel, permitindo a higienização das mãos sem contato. E, caso o profissional não tenha feito agendamento ou seja de grupo de risco, mesmo que esteja de máscara e com a temperatura normal, a tecnologia não autorizará a abertura das portas.

Além disso, serão instalados sensores de presença nas mesas e quando o profissional que fez a reserva se aproximar dela, seu check-in será confirmado. No final do turno de trabalho, o sensor emitirá um aviso de check-out, para que a equipe de limpeza prepare-a para o próximo colaborador utilizá-la.

Para ambientes que têm limite de pessoas e necessitam de monitoramento da ocupação, como refeitórios, por exemplo, o conjunto de soluções da Logicalis oferece uma câmera de vigilância com sensor, que é colocada próximo à porta e, de forma não invasiva, faz uma contagem da entrada, permanência e saída de pessoas. Esses números também podem ser disponibilizados em displays espalhados na empresa para que os outros profissionais saibam com antecedência se podem ir ou não a determinado ambiente, evitando assim, a circulação de pessoas sem necessidade. Em situações que exigem maior controle, quando o espaço tiver sua capacidade máxima alcançada, a entrada poderá, inclusive, se tornar restrita por meio do controle de abertura de portas até a redução do número de ocupantes.

Além disso, para evitar aglomeração e possibilitar o rastreamento de contato entre as pessoas, caso necessário, a Logicalis desenvolveu um dispositivo wearable com smart beacon, um crachá (smart badge) e um aplicativo, que podem ser contratados conforme a preferência do cliente. Essas soluções funcionam como um detector de proximidade entre os funcionários e acompanham o colaborador durante toda a jornada de trabalho. Nelas, são configuradas uma distância de segurança que, quando infringida, emite um aviso luminoso ou alerta de vibração e a aproximação é lançada na solução.  No final do expediente de cada profissional e todas as informações são reunidas em um único dashboard, simplificando a gestão das rotinas profissionais e sanitárias de cada escritório.  

“O grande objetivo é consolidar todas as informações de todas essas etapas em um único painel para que os gestores possam acompanhar melhor os dados gerais da empresa e, desta forma, melhor controlar os riscos de disseminação da doença. Como muitos desses dados são sensíveis, a tecnologia permite diferentes níveis de acesso às informações e, algumas delas, como o formulário sintomatológico, apenas o médico do trabalho terá acesso”, finaliza Suga.

Para saber mais sobre o conjunto de soluções The New Office da Logicalis, acesse: 

https://imagine.la.logicalis.com/pt-br/the-new-office