Logicalis e IBM colaboram para acelerar adoção de 5G nos negócios da América Latina

A Logicalis e a IBM anunciaram hoje uma nova colaboração para ajudar as empresas da América Latina a habilitar a orquestração e o gerenciamento de redes virtuais 5G em um único framework que pode ser usado em qualquer tipo de nuvem, não importa se está dentro ou fora das instalações da empresa.

Com essa colaboração, os provedores de serviços de Internet e comunicações poderão adotar uma abordagem de nuvem híbrida e fornecer aos clientes acesso a soluções da IBM de software de rede e automação baseadas em IA, como o IBM Cloud Pak for Watson AIOps, o IBM SevOne Network Performance Management e o IBM Cloud Pak for Network Automation, para facilitar a automação, a orquestração e o desempenho de redes para impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência e a experiência do cliente.

Hoje, 91% dos provedores de serviços de comunicações (CSPs, por suas siglas em inglês) de alto desempenho esperam superar suas expectativas financeiras atuais nos próximos cinco anos devido ao uso da computação de borda ativada para 5G. A IBM está ajudando as empresas de telecomunicações a avançar em suas jornadas de transformação digital e a encontrar novas maneiras de monetizar suas redes 5G, para fornecer mais valor e serviços conectados aos próprios clientes. Para ajudar com as metas de crescimento e atendimento às necessidades dos clientes, os CSPs devem utilizar uma abordagem de nuvem híbrida para suportar o volume e a variedade de operações baseadas em dados que suas redes podem realizar.

“A evolução do 5G foi desenvolvida para fornecer velocidades de dados mais altas, melhorias de latência e uma remodelagem funcional de redes móveis que ajudará com maior agilidade, eficiência e abertura. Essa colaboração nos permitirá ajudar os clientes a aproveitar o potencial do 5G e da edge computing, que estão redefinindo rapidamente a maneira como as empresas criam serviços conectados para aprimorar suas operações e ofertas de negócios”, disse Joaquim Campos, VP Cloud and Data Platform da IBM América Latina. "A IBM está criando relacionamentos com parceiros líderes do setor por meio do IBM Ecosystem, e nosso relacionamento de longa data com a Logicalis aproveita as forças conjuntas para resolver os desafios mais complexos nos negócios e na sociedade para clientes com nuvem híbrida e IA."

A Logicalis integrará as soluções como parte de sua oferta de diversos fornecedores nos provedores de serviços de toda a América Latina. O framework modular criado pela Logicalis considera as diferentes demandas, arquiteturas e etapas de cada empresa na jornada de adoção do 5G. “Como um provedor de soluções focado na transformação digital de nossos clientes, reconhecemos a chance de ajudá-los com esta nova oportunidade, a fim de garantir escalabilidade, segurança e flexibilidade. As infraestruturas de rede modernas e baseadas em tecnologias 5G serão o suporte de todos os negócios digitais”, diz Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis para América Latina. “Esta parceria reflete nossa estratégia de trabalhar com as melhores soluções de cada fornecedor para oferecer uma estrutura de alto desempenho.”

Com essa abordagem, os provedores de serviços de Internet e comunicações podem simplificar o gerenciamento de sua infraestrutura de TI e rede, e gerenciar o desempenho e suas cargas de trabalho críticas, seja no local ou entre nuvens diferentes, com um ambiente de nuvem híbrida aberta, para aproveitar os benefícios do 5G e da computação de borda.

A IBM vem realizando a orquestração de redes 5G por meio da implementação do IBM Cloud Pak for Network Automation, desenvolvido para aprender continuamente, fornecer insights e usar análises de impacto financeiro para priorizar e gerenciar a resolução de problemas e a função da rede. Além disso, com o IBM Cloud Pak for Watson AIOps, as empresas podem obter uma visão abrangente de todo o ambiente de TI, com informação e alertas para solucionar incidentes e interrupções de TI mais rapidamente, e até mesmo antecipar possíveis problemas antes que eles aconteçam. Por sua vez, o IBM SevOne Network Performance Management ajuda a fornecer às organizações uma visão abrangente do desempenho da rede e como ele está afetando os aplicativos de negócios.

Com essa colaboração, os provedores de serviços podem vincular os serviços em nuvem de seus clientes a uma parte da rede que fornece um SLA de ponta a ponta em uma única rede de gerenciamento cruzado.

Parte do IBM Ecosystem, a colaboração da Logicalis com a IBM combina os pontos fortes das empresas para ajudar a resolver os desafios mais complexos nos negócios e na sociedade para clientes com nuvem híbrida e IA.