Logicalis apresenta tecnologia sob medida para o setor de saúde no Open D’Or Healthcare Innovation Hub

Com objetivo de impulsionar a inovação e encontrar soluções para os problemas do setor da saúde, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) criou o Open D’Or Healthcare Innovation Hub. Conceituada como uma plataforma colaborativa, o Hub atua junto à área de Transfomação Digital da Rede D’Or São Luiz. Instalado em Botafogo, Rio de Janeiro, conta com um espaço para simulação do ambiente hospitalar, com laboratório de desenvolvimento, testes e integrações com os sistemas e equipamentos.

A Logicalis é uma das empresas presentes no ambiente, no qual demonstra sua expertise no setor e participa das discussões para desenvolvimento de novas soluções para o mercado de saúde. “É muito importante estarmos juntos dessas empresas e profissionais, contribuindo para a evolução da transformação digital na saúde. Nós acreditamos que, juntos, conseguimos tirar o melhor proveito da tecnologia para melhorar a vida das pessoas e aprimorar a rotina das instituições de saúde”, explica Carlos Reis, consultor do especializado em saúde da Logicalis.

No laboratório do Open D’Or, a Logicalis demonstra algumas de suas soluções voltados para a área de saúde. O Clear Hands, destinado ao controle das infecções hospitalares, monitora em tempo real a higienização das mãos dos profissionais que circulam pelo ambiente. A solução consiste em totens de álcool em gel equipados com sensores de RFID, fixados nas paredes de entrada e saída dos leitos, que identificam as informações do crachá do funcionário, validando quem higienizou ou não as mãos.

Outra solução disponível no ambiente é a de rastreabilidade de têxteis e instrumentos cirúrgicos, um dos principais causadores de complicações pós-cirúrgicas, de acordo com a Joint Commission International (JCI), organismo de acreditação de unidades de saúde baseado nos Estados Unidos. Segundo o levantamento sobre a retenção não intencional de objetos após a cirurgia, instrumentos (33%) e cateteres e drenos (17%) são os itens mais esquecidos, e as razões apontadas para este esquecimento foram fatores humanos (75%) – distração e fadiga, por exemplo – e falta de políticas de segurança (25%).

Para evitar que isso ocorra, a Logicalis, em parceria com a Identhis, desenvolveu uma mesa de cirurgia inteligente capaz de rastrear todos os instrumentais e têxteis cirúrgicos. A partir do momento em que a mesa é ativada, uma tela mostra onde está cada um dos itens, seja na mesa, no campo cirúrgico ou ou no lixo. Isto ajuda a controlar em tempo o real a localização deles, reduzindo o risco de esquecimento e evitando incidentes.

Para mais informações sobre o Open D’Or, acesse: https://opendorhub.org/pt/