Logicalis apoia bancos e seguradoras na jornada da transformação digital

Em 2016, o investimento em tecnologia do setor bancário brasileiro foi de R$ 18,6 bilhões, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2017. Os aportes, em sua maioria, visam a digitalização dos processos e do negócio para aprimorar o atendimento aos clientes. A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, vem se destacando no apoio às instituições financeiras em seu processo de transformação digital. Algumas dessas soluções serão apresentadas no CIAB 2017, que acontece entre 6 e 8 de junho, em São Paulo.

Para se ter uma ideia dos desafios do setor, em 2016 foram realizadas 65 bilhões de transações, sendo 34% delas por meio do mobile banking – um crescimento de 96% frente ao ano anterior. Além disso, atualmente, cerca de 55 milhões de brasileiros com mais de 18 anos ainda não tem conta em banco e está em busca de serviços digitais.

Para conquistar esse público com serviços alinhados às suas necessidades e, ao mesmo tempo, apoiar o aumento das transações online, as empresas precisam atualizar sua infraestrutura, tornar os processos mais simples e automatizados e migrar sistemas para a nuvem. No entanto, definir o melhor caminho para cada aplicação, seja em nuvem pública, privada ou em infraestrutura própria, não é fácil.

A Logicalis atua como um advisor em todo esse processo – desde a avaliação das aplicações, sua migração para a nuvem, até a operação e gestão dos serviços –, sempre alinhada às necessidades de cada organização. O objetivo é elaborar um projeto customizado, com foco em melhorar os sistemas de TI e traçar um caminho de evolução, preservando o investimento já realizado pelo cliente.  

“Costumamos dizer que a nuvem não serve para tudo, por isso fazemos um diagnóstico consultivo que avalia não só onde as aplicações estão hospedadas, quais delas  poderiam ir para nuvem e qual o modelo mais adequado, mas também os recursos de conectividade e segurança necessários para essa migração”, afirma Paulo Torres, diretor de serviços da Logicalis para a América Latina.

Outro ponto bastante importante para os bancos, impulsionado pela adoção de soluções em nuvem, é a redução de custos operacionais, que contribui para o aumento da rentabilidade da instituição. Além disso, existem tecnologias cada vez mais robustas capazes de garantir a segurança das aplicações e informações, minimizando sua vulnerabilidade, mesmo quando hospedadas em nuvens públicas.     

Além de oferecer infraestrutura, nuvem, tecnologias de segurança e serviços às instituições financeiras, a Logicalis também atua com tecnologias inovadoras, como blockchain e internet das coisas (IoT), e tem apoiado as empresas do setor a aumentarem sua eficiência operacional e colocar o cliente no centro das decisões.

Confira abaixo, algumas demonstrações que serão realizadas pela Logicalis no CIAB 2017:

IoT para seguradoras

A empresa apresentará um projeto de IoT para seguradoras de automóveis. Com recursos de telemetria, captação de informações do motorista e do veículo – como perfil do condutor, quilometragem, consumo de combustível, uso de freios e revisões – e uma ferramenta de analytics, as seguradoras poderão oferecer uma melhor experiência e um seguro mais personalizado aos clientes.

Gestão eficiente de energia elétrica

Um dos projetos de IoT que já está em andamento e será demonstrado no estande visa a gestão energética, preocupação cada vez maior nos bancos. Com a tecnologia é possível acompanhar o consumo de energia, em tempo real e por diferentes quesitos – equipamentos, máquinas, andares, setores, entre outros – e, com base nesses dados, tomar ações para reduzir o gasto energético.

Cloud

Os participantes do evento também poderão ver a gestão e as interações de uma cloud híbrida, que, para facilitar a tomada de decisão, apresenta, inclusive, os valores para se hospedar uma aplicação em cada uma das nuvens. Além disso, será possível ver a recuperação de uma máquina virtual personalizada com disaster recovery em tempo real na Microsoft Azure.

Blockchain

No estande também estará em demonstração uma aplicação prática da tecnologia voltada à sustentabilidade. Criada em parceria com a EQAO, empresa que desenvolve projetos de energia renovável e créditos de carbono, o ZCO2 é um programa de pontos que reconhece atitudes e práticas sustentáveis. Assim, sempre que um cliente optar por produtos ou serviços que reduzam a emissão de gases causadores do efeito estufa, receberá pontos Z – moedas criptográficas baseadas em blockchain e lastreadas em Créditos de Carbono

Estarão também no estande da Logicalis os parceiros tecnológicos Algosec, Citrix, IP Trade e Ixia.

Serviço

CIAB Febraban

Data: 06 a 08 de junho

Local: Transamérica Expo Center

Endereço do estande: C3