Logicalis anuncia Dáblio, solução para gestão de equipes de campo

A Logicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação na América Latina, lança o Dáblio, solução de automação de equipes de campo que permite controlar e automatizar atividades externas, aproveitando ao máximo as funcionalidades dos dispositivos móveis.

Segundo dados do Instituto Gartner, em 2016 foram adquiridos mais de 1,6 milhão de dispositivos móveis inteligentes no mundo. Hoje, 40% da força de trabalho é móvel e dois terços dela terá um smartphone. Adotar soluções de mobilidade nas organizações é um ponto chave para incrementar a produtividade. O desafio das áreas de sistemas das empresas é controlar esses dispositivos, maximizar seu uso e confiar nas informações obtidas por meio dessas ferramentas.

"Esta solução surgiu de uma necessidade identificada em projetos internos, e logo comprovamos que este problema é comum a várias empresas. A dificuldade na localização e rastreabilidade dos técnicos e no controle da rotina de suas atividades, juntamente com a falta de ferramentas para apoiar os funcionários na geração de documentação e obtenção de informações sobre suas tarefas, foram os principais pontos que impulsionaram a criação de uma solução que levasse as vantagens da mobilidade às organizações”, afirma Fabio Hashimoto, diretor de tecnologia da Logicalis.

O Dáblio está baseado em nuvem, é altamente customizável e se adapta aos processos e fluxos de trabalho específicos de cada cliente, em qualquer indústria. Quando um chamado é aberto na plataforma, ele é enviado imediatamente para o técnico de campo, que inicia o atendimento. É possível ter um status de cada etapa da atividade realizada pelo técnico de forma centralizada, desde a aprovação até o trajeto realizado em direção ao local de atendimento, com fotos e informações do processo. Ao finalizar, a ordem de trabalho fica registrada em um relatório padronizado.

“Nosso objetivo é munir o técnico de campo com ferramentas que acelerem o seu trabalho, o que inclui a geração de documentos. Adicionalmente, o uso de tecnologias como comunicação por vídeo, leitores de QR Code e, futuramente, realidade ampliada e IoT, têm potencial de, realmente, transformar esse tipo de trabalho”, comenta Hashimoto.

Diferentemente da maioria das soluções existentes no mercado, o Dáblio funciona tanto em modo online quanto offline, garantindo a atualização do sistema de gestão também com os dados de atividades realizadas fora da área de cobertura. Além disso, o formato de desenvolvimento, totalmente modular, permite expansão gradual das funcionalidades, assim como flexibilidade no modelo de comercialização.