Um passo a mais no armazenamento de dados para universidades

CENÁRIO

Quando uma solução implementada está dando dores de cabeça, é fácil entender a motivação por trás de uma troca ou upgrade. Esse não foi o caso da tecnologia de armazenamento de uma universidade privada de renome no Rio Grande do Sul. Com um sistema funcional há mais de 20 anos, é compreensível certa dose de receio diante da ideia de uma renovação tecnológica. 

No entanto, a confiança da parceria entre Logicalis e PureStorage fez diferença no diálogo com a universidade. Com uma grande experiência no mercado, era previsto que a estabilidade do modelo instalado não seria suficiente para sustentá-la com resiliência na atualidade. Além disso, os custos de manutenção e renovação desse sistema pesavam na balança contra os custos de um refresh completo com tecnologia de armazenamento moderna. 

Assim, foram apresentadas à instituição novas tecnologias de armazenamento All Flash da Pure Storage, ideal para hospedar sistemas de toda a universidade, de um hospital e de algumas escolas localizadas no Rio Grande Do Sul. 

Como a solução vigente ainda atendia às necessidades da organização naquele momento, era preciso cautela, demonstrando expertise técnica, antecipação de problemas e o uso do sistema que acabaria dinamizando a gestão de dados da universidade. 

Após um longo encontro com a equipe de TI da universidade, foram realizados testes, simulações e considerados estágios de uma migração minimamente disruptiva para a instituição. 

Além disso, a visita a um dos clientes Logicalis desta solução foi realizada, para que um feedback desinteressado pudesse ser experimentado na prática e evitar que passos inadequados pudessem prejudicar o amplo ecossistema de alunos, funcionários e professores. 

SOLUÇÃO

O equipamento adotado pela universidade traz a tecnologia de armazenamento mais moderna no mercado, com módulos flash NVME de alta capacidade que resultam em velocidade até 10X maior do que a opção utilizada anteriormente. 

Essa tecnologia não apenas agiliza o processo de armazenamento, mas proporciona uma resposta mais rápida de aplicações exigentes.

A confluência desses fatores técnicos suporta uma grande quantidade de solicitações simultâneas, sem lentidão ou travamentos. Além disso, os equipamentos são muito menores e econômicos do que outras opções de mercado.

Um fator diferencial da solução Pure Storage é um modelo de manutenção e renovação tecnológica escalável. Isso significa que ao finalizar o período de 3 a 5 anos de contrato, a universidade poderá trocar os equipamentos por tecnologias atualizadas sem investir para além do valor de manutenção pré-determinado. 

Esse refresh inclui até um aumento da capacidade de armazenamento de acordo com novas demandas.

A Pure Storage ainda oferece um sistema de análise de performance na nuvem. Esse sistema de monitoramento, o Pure1 é atualizado a cada 30 segundos com métricas em tempo real que alimentam a inteligência artificial responsável por prever problemas técnicos antes que eles aconteçam. 

BENEFÍCIOS

O projeto foi implementado com sucesso na universidade, com uma migração suave sendo planejada. 

Os benefícios esperados nesse caso incluem: 

  • Melhorias sensíveis no trabalho de todas as pessoas que dependem do armazenamento para trabalhar. 
  • Melhor atendimento e serviços digitais oferecidos pela universidade. 
  • Maior facilidade no aprendizado de um sistema fácil de operar. 
  • Capacidade de reconhecimento de uso de dados aprimorada com um sistema de monitoramento avançado. 
  • Economia de energia e de espaço no data center. 
  • Satisfação do cliente de acordo com os altos índices já consolidados pela parceria entre Logicalis e Pure Storage.