Solução da PromonLogicalis auxilia operadora a compreender melhor seu tráfego de rede e a otimizá-la, permitindo melhorar a qualidade de serviço para os clientes

Cenário

Para ofertar novos e melhores serviços para seus clientes, uma grande operadora de telefonia móvel continuamente analisa as aplicações e tipos de conteúdo trafegando em sua rede, visando otimizá-la para trafegar melhor os serviços mais acessados. Este processo, entretanto, é extremamente trabalhoso e representa alto custo operacional. Visando melhorar este processo, contratou a PromonLogicalis que, por meio de uma abordagem consultiva desenhou em conjunto com a operadora uma solução que permitiu coletar, processar, armazenar e entregar informações sobre o tráfego na rede e gerar relatórios analíticos para as atividades de Engenharia de Rede .

Solução

A solução definida foi o Network Analytics, uma combinação de ferramentas analíticas da PromonLogicalis e da IBM que, atuando de forma integrada, permitem o processamento de informações e a geração automatizada de relatórios analíticos para a engenharia de redes da operadora.

Durante o projeto, a PromonLogicalis foi a responsável pela instalação e configuração da solução, coleta e processamento de dados disponibilizados, elaboração e disponibilização de relatórios que contemplam análise de tráfego da rede da operadora, bem como suporte e manutenção evolutiva de todo o projeto.

Benefícios

A solução escolhida fornece relatórios operacionais e analíticos, dashboards e gestão de informações para apoiar a tomada de decisão, suportando o cliente no processo de melhoria contínua de qualidade dos serviços fornecidos. Além disso, a automação na geração de relatórios analíticos, resultou em diminuição de custo operacional da empresa.