Ambiente digitalizado em capacidade total: todos os benefícios do wi-fi público em uma rede supermercados

CENÁRIO

Graças às novas tecnologias, o wi-fi público em lojas do varejo pode ser ampliado e dar luz a uma série de benefícios para a empresa e seus usuários. Foi o caso de um conglomerado de supermercados que está implementado o DNA Space, solução da CISCO, uma tecnologia de captive portals para acesso à internet em suas lojas.

A Logicalis foi escolhida para atender o pedido de renovação da tecnologia da página de login como guest nos supermercados da rede. Com o vencimento da licença do sistema anterior e o anúncio de que o suporte seria encerrado, era o momento certo para apostar em uma solução recente e condizente com os objetivos atuais da empresa.

Em parceria com a CISCO, a Logicalis é qualificada para implementar a ferramenta DNA Spaces, uma solução de captive portal moderna e repleta de funcionalidades que garantem um bom ROI (Retorno de Investimento) para a empresa contratante.

Depois de testes em lojas específicas, começou o desafio da Logicalis: implementar o sistema em toda a rede, que precisa se preparar para os picos da Black Friday.

SOLUÇÃO

Com o DNA Spaces da CISCO, o portal de acesso público das lojas transformam-se em ferramentas para melhorar a experiência do cliente nos supermercados.

Graças à uma aplicação inteligente, é possível identificar quem são os usuários conectados à rede e monitorar a sua movimentação na loja. Com esse mapa de calor, é possível gerar insights analíticos para otimizar a disposição dos produtos nas prateleiras e corredores. Além disso, é um canal de comunicação que pode ser personalizado conforme perfil de cada cliente, aumentando a assertividade das promoções e campanhas. Também é uma plataforma importante para veiculação de marcas e produtos, oportunidade para geração de novos negócios e proximidade com fornecedores.

A interface do Captive Portal é mais dinâmica do que a anterior. Nela possível emular e transmitir vídeos curtos para os usuários na hora do acesso à internet. De acordo com o histórico e perfil de compra, é possível direcionar conteúdo com ofertas ou sugestões personalizadas.

Esse mapa cruza a circulação de pessoas com os índices de compra e filtra os usos de funcionários e clientes para gerar relatórios precisos que podem ser cruciais para a melhoria das estratégias da empresa.

Como a solução funciona 100% na nuvem, os dados de posicionamento e circulação de clientes são facilmente integrados em um escopo mais amplo. A configuração também permite maior escalabilidade, monitoramento e suporte pró-ativo da fabricante.

A gestão do supermercado consegue monetizar a ferramenta de acesso ao wi-fi, inclusive apresentando resultados e insights para fornecedores que podem entender melhor o apelo de seus produtos.

Empresa escolhida para implementar e configurar a solução, a Logicalis ainda atua como trust advisor do grupo, com uma consultoria dedicada às melhores práticas com a ferramenta, buscando efetivar os benefícios na operação e apoiando times de marketing para melhorar conteúdos personalizados.

O projeto foi testado em contrato trial com a CISCO e está em fase de implementação. A Logicalis está trabalhando junto às equipes parceiras para agilizar o processo e alcançar a meta de instalação até o período da Black Friday, no qual o pico de visitas às lojas cresce. O contrato tem duração de 36 meses.

BENEFÍCIOS

A solução escolhida amplia consideravelmente os usos da wi-fi pública nos supermercados.

Graças à um mecanismo de conhecimento estruturado e inteligente, é possível garantir a visualização do posicionamento das pessoas dentro das lojas, o que implica em melhor gestão, cuidado com a experiência do cliente e estratégias de vendas.

A ferramenta também permite a medição do engajamento dos usuários com as campanhas veiculadas no portal. Como um plus, a empresa visa integrar o seu programa de fidelidade à solução e ampliar os benefícios no relacionamento com fornecedores.

Tratando-se ainda de uma empresa de grande porte, a atualização tecnológica resulta em maior margem competitiva, melhorando a operação e a presença da marca no mercado.

Os benefícios da ferramenta podem ainda ser encontrados circunstancialmente. Um exemplo é o uso do mapa de calor que demonstra a circulação de pessoas para garantir as práticas de distanciamento social exigido pela pandemia de coronavírus.