Rede de supermercado melhora a satisfação dos clientes com mudança na logística das etiquetas

CENÁRIO

Uma grande rede varejista faz, atualmente, a impressão de todas as etiquetas com os preços dos produtos de forma centralizada em seus centros de distribuição (CDs). Então, envia as etiquetas para todas as unidades nos mesmos caminhões que reabastecem o estoque das lojas.

Diariamente são realizadas as entregas de produtos nas lojas e semanalmente o processo de atualização de preços e impressão de etiquetas. Como o processo de abastecimento de todas as lojas demora, em média, três dias, essa logística acabava impactando negativamente a experiência do cliente durante as compras. Isso porque, muitas vezes, o preço do produto que está na gôndola pode não ser o mesmo que está no sistema do caixa. Além disso, a distribuição das etiquetas não é feita de forma exata e precisa, o que pode gerar confusões, e alguns produtos ficarem sem os preços – caso alguma etiqueta seja rasgada ou perdida no meio do caminho.

Embora seja possível imprimir algunas etiquetas nas lojas a partir da impressora térmica, esse processo possui alto custo e não é escalável, sendo utilizado apenas para emergências. Dessa forma, a impressão centralizada também acarreta dificuldades na gestão de promoções, já que os CDs deveriam se programar para enviar as etiquedas alguns dias antes.

Para mudar esse cenário, a varejista escolheu a Logicalis para propor soluções que reduzissem o tempo de impressão das etiquetas e possibilitassem melhor gestão de preços nas gôndolas.

 

SOLUÇÃO

A Logicalis propôs como solução a impressão das etiquetas em cada loja. Desse modo, as impressões deixam de ser realizadas nos CDs e passam a ser impressas em cada unidade, facilitando  alteração de preços semanais e diários, reposições de etiquetas perdidas e diminuindo a diferença de valores entra gondola e caixa.

Além disso, a partir do Kaizala, aplicativo móvel da Microsoft, será possível consultar os preços através da leitura do código de barra pelo próprio smartphone. Essa funcionalidade permite realizar auditoria de preços em que será possível consultar os valores por seção, família e subfamília. E, caso ocorra alguma divergência de valor entre a gôndula e caixa, será possível emitir um relatório de divergências dos valores para melhor controle e gerar novas etiquetas para correção da divergência.

 

BENEFÍCIOS

Com a solução proposta, o cliente irá reduzir a insatisfação do cliente com a questão de divergência de preços entre gôndola e caixa, deixar de perder vendas pela falta de informação dos valores nas gondulas, e melhorar o seu processo de gestão de promoções e preços.