Operadora utiliza solução de IoT para proporcionar rastreabilidade de amostras para clientes

CENÁRIO

Uma das maiores operadoras de telecomunicação do Brasil, iniciou um trabalho focado na construção de portfólio de soluções de inovação, para complementar sua oferta de conectividade. Entre as várias possibilidades estudadas, a operadora observou que, no setor de saúde, mais especificamente no segmento de laboratórios de análises clínicas, existia um grande interesse em soluções para rastreamento de amostras de exames.

Para garantir a confiabilidade dos dados e a segurança de todos envolvidos – tanto dos pacientes, quantos dos laboratórios – é preciso que as amostras sejam acondicionadas corretamente e que haja controle sobre elas em cada momento, desde a coleta até a entrega, de modo a garantir que não haja manipulação.

Assim, a operadora escolheu a Logicalis para desenvolverem juntas, a quatro mãos, um projeto para oferecer aos laboratórios uma solução de rastreamento de amostras.

 

SOLUÇÃO

O primeiro passo está sendo a construção de um kit para demonstração da solução. Dessa forma, o cliente poderá apresentar a tecnologia, o conceito e seus benefícios aos potenciais interessados.

Para desenvolver a solução, a Logicalis conta com a parceria da UNITEC, empresa especialista no desenvolvimento de semicondutores, que desenhou uma etiqueta RFID (identificação por radiofrequência) especifica para ser usada nos tubetes das amostras. Essa etiqueta tem como característica a possibilidade de ser torcida e, portanto, é capaz de se adequar ao tipo de amostra utilizada. Além disso, serão usadas antenas para leitura das etiquetas RFID dos tubetes e leitores de temperatura das amostras.

Para tratar as informações coletadas, a Logicalis está desenvolvendo uma aplicação específica, baseada no EUGENIO, para receber e correlacionar os dados de cada tubete com dados do paciente e do médico solicitante dos exames.

A conexão entre os sensores/antenas e a plataforma EUGENIO ficará por conta da operadora, que disponibilizará chips GSM para transmissão de dados.

Com o kit de demonstração da solução, será possível simular o caminho percorrido pelas amostras em diversas etapas:

  1. A coleta é o momento em que a amostra sai do centro de coleta com informações sobre o paciente e os pedidos médicos para encaminhar o material para análise especifica.
  2. As amostras são armazenadas e segregadas por tipo de material para transporte em malotes, com armazenamento de dados de temperatura, tempo para transporte e localização. Esse é a segunda etapa, o preparo.
  3. Logo em seguida, vem o transporte, quando são coletadas informações para rastreabilidade, controle de temperatura e tempo para ser armazenado em transporte.
  4. O quarto nível da cadeia é o controle, que ocorre a partir da conectividade dos carros para prover informações para rastreabilidade de localização, temperatura, tempo armazenado, controle de resíduos infeccioso.
  5. Em seguida vem o monitoramento em tempo real de todas as remessas, desde o momento da coleta até a entrega ao destinatário.
  6. O último nível da cadeia de custódia é o recebimento, que apresenta informações em tempo real da localização das amostras, tempo de armazenamento, tempo de transporte e temperatura.

Através do kit demonstração, a operadora poderá prospectar clientes no setor de saúde que tenham desejo de utilizar esse tipo de solução.  A adequação final da solução para cada cliente será um passo posterior, que exigirá uma abordagem consultiva da Logicalis para identificar as melhores alternativas para cada implementação.

 

BENEFÍCIOS

Para a operadora, essa solução mudará o conceito de vendas da operadora, pois ampliará o portfólio de serviços de conectividade para apresentar para os clientes um produto de IoT e exercitará a ideia de vendas com demonstrações.

Já para o cliente da operadora, quando aderir à solução, terá benefícios como menor chances de perdas de amostras, maior precisão nos resultados, pois saberá como a amostra foi tratada desde a coleta até a análise do exame, e irá levar uma melhor experiência para os pacientes.