Operadora de planos de saúde escolhe Logicalis para atualizar o ambiente de TI

CENÁRIO

Uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil necessitava de uma atualização dos equipamentos de TI, pois estes estavam no final de vida útil, afetando o desempenho e o nível de serviço para as demais áreas de negócio. Além disso, a área de TI estava sem o suporte adequado, o que era bastante preocupante para o ambiente, uma vez que havia a possibilidade de comprometer a disponibilidade dos serviços providos.

Com uma abordagem consultiva, e com um escopo inicial de renovação de suporte, a Logicalis foi escolhida para atualizar o ambiente de TI por completo.

 

SOLUÇÃO

Para atualizar o ambiente de TI da operadora foram adotadas mais de oito soluções, envolvendo as mais diversas áreas.

A primeira solução incluída foi a atualização dos switches core, com a solução Cisco ACI, que envolve os conceitos de SDN (Software Defined Network), em que a rede é totalmente definida por software. Com essa solução, dependendo da prioridade que o cliente venha a ter, é possível fazer uma administração inteligente da rede.

Para proteger os dados contra elementos nocivos e invasões de usuários não autorizados, foram propostas as soluções ISE, da Cisco, e também firewall da Cisco. Essas soluções permitem uma avaliação das ameaças na rede de forma rápida e com maior qualidade. 

Além disso, com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade e alta disponibilidade da plataforma computacional, foram propostos os servidores Cisco, baseados na plataforma de Blades UCS. Com essa solução, caso ocorra alguma falha no servidor, é possível transportar toda a carga de trabalho para outro servidor, sem precisar refazer as configurações e sem precisar reinstalar softwares, diminuindo o tempo de falha.

Outra solução adotada foi o storage baseado em tecnologia all flash da Pure Storage, que proporciona alto desempenho e redução dos custos de manutenção.

Foram propostas também licenças de software de virtualização de servidores e de desktops virtuais, da Vmware, para renovação do licenciamento expandindo o ambiente e atualizando as versões existentes.

Finalmente, foi incluído ao projeto o licenciamento do App Dynamics, que realiza o monitoramento de aplicações identificando pontos de gargalo na infraestrutura do cliente, desde a autenticação na rede até o momento em que as informações são apresentadas para o usuário. Esse aplicativo analisa todo o caminho que a aplicação percorre dentro da infraestrutura, sendo possível descobrir imediatamente caso ocorra algum problema.  

Toda a infraestrutura de backup do cliente também foi renovada com a solução baseada no software de backup CommVault. Uma das principais funcionalidades da solução é realizar a compactação e a desduplicação dos dados que precisam ser protegidos. Para armazenar os dados protegidos pelo software foi proposta a utilização do servidor de backup da Cisco, o S3260, equipamento que permite guardar 84 discos dentro de um mesmo servidor. Esse equipamento possui uma infraestrutura de rede baseada em duas portas de 40 Gbps proporcionando uma grande largura de banda para a cópia dos dados de backup, que irá proporcionar uma redução significativa na janela de backup e na recuperação de dados quando ela for necessária.

Além dessas soluções, a Logicalis está administrando todo o contrato que o cliente tem com a Microsoft. Desde modo, é possível analisar todas as licenças que eles possuem, sugerindo mudanças e melhor aproveitamento dos produtos, permitindo economizar e propor novas funcionalidades para o cliente.

 

BENEFÍCIOS

Com o projeto implementado, o cliente terá uma melhoria na performance do ambiente que já vinha apresentado problemas de tempo de resposta nas aplicações atuais, irá aumentar a disponibilidade do ambiente, melhorando o atendimento dos serviços de TI, e irá aprimorar a gestão do ambiente como um todo, conseguindo identificar pontos de gargalo no ambiente corporativo.

Além disso, irá melhorar em 8 vezes o tempo de recuperação do ambiente, diminuir em 10x a janela de backup, melhorar o tempo de resposta das aplicações, e preservar os investimentos feitos com o projeto.