Ferrovial aposta em solução de IoT para coleta de lixo inteligente

CENÁRIO

A Ferrovial, operadora global de infraestrutura urbana, tem como um dos principais serviços prestados a coleta de lixo. No cenário atual, a operadora tem rotas de coletas fixas, o que prejudica a eficiência do serviço, já que no momento da coleta algumas lixeiras ainda estão vazias ou com pouco resíduo. Diante disso, a equipe de inovação da Ferrovial buscou uma solução que permitisse prestar um serviço mais inteligente e otimizado em termos de custo, tempo e qualidade.

Em busca por fornecedores estratégicos e com expertise nas mais recentes tecnologias, a Ferrovial escolheu a Logicalis para fazer uma abordagem consultiva e posteriormente o desenvolvimento de uma POC.

SOLUÇÕES

A Logicalis entregou a solução em duas fases. No primeiro momento, o ambiente da Ferrovial foi estudado e analisado. Como resultado, foi proposta a adoção de novas soluções tecnológicas e a implementação da POC com base no pacote Cloudera, alocado na cloud Microsoft Azure. Um dos grandes diferenciais desse projeto foi a interação entre as Logicalis Espanha, Brasil e Inglaterra.

Durante a primeira etapa, foi construído um time misto por profissionais do Brasil, Espanha e Inglaterra. Foram entregues vários relatórios de análise do cenário atual e de proposição de soluções. São eles:  avaliação de tecnologias disponíveis, necessidade e qualidade de dados, habilidade dos fornecedores, desenvolvimento futuro e identificação e avaliação de casos de uso.

A partir da análise do time de consultoria, foi proposta a utilização de soluções de IoT, Big Data e Analytics. A solução desenvolvida colhe e processa as informações de telemetria num cluster Cloudera Hadoop. Com das informações coletadas e a análise dos algoritmos, são definidas quais lixeiras devem ser coletadas em cada dia. Integrado ao sistema de cálculo de rota, Infoware, o serviço define a melhor rota para cada caminhão. Em cada caminhão foram instalados tablets com o aplicativo de entrega das rotas desenvolvido pela Logicalis e com o aplicativo de navegação, Infoware Map Trip.

Como parte da POC, a Logicalis desenvolveu relatórios, utilizando a ferramenta Tableau, com indicadores das rotas e de coleta, com base nas novas rotas otimizadas em comparação com as rotas anteriores. Como exemplo podemos citar a comparação de quilometros rodados nas rotas anteriores com as rotas otimizadas, o número de caminhões necessários para a coleta do dia, a quantidade de massa de lixo recolhido por dia, a emissão de Co2, entre outros.

BENEFÍCIOS

Como benefício já aferido nos testes realizados e por meio dos indicadores gerados, podemos elencar: diminuição do custo operacional com redução das horas trabalhadas, redução de consumo de combustível e melhor uso dos veículos, melhoria na qualidade do serviço, não deixando lixeiras ficarem superlotadas e a redução de emissão de CO2.