Migração para a nuvem com excelência: conheça a atuação da LOGICALIS com a primeira fabricante de motocicletas do Brasil

CENÁRIO

Uma grande fabricante de motocicletas, com atuação em diferentes setores, apresentava diversas necessidades tecnológicas. O ponto central do projeto envolvia a migração de servidores on premises para a nuvem, com a transferência de 41 workloads com mínimos efeitos disruptivos na operação. 

Em conjunto com a jornada de transformação para a cloud, emergia a necessidade de planejamento e execução de medidas para a sustentação do ambiente em nuvem no decorrer da migração e após a sua implementação. Soluções imprescindíveis para a jornada cloud envolviam além da migração, toda a sustentação, monitoração e automação deste ambiente, garantindo disponibilidade, governança e eficiência com adoção dos processos DevOps.

Além disso, a empresa também apresentava a demanda de renovação do contrato Microsoft - SCE (Server and Cloud Enrollment), somando quase 100 Workloads rodando em Azure.

Diante desse cenário, a Logicalis foi a parceira escolhida para planejar a migração e executar com excelência as 88 instâncias incluídas no escopo para a sustentação do projeto. 

SOLUÇÃO

A Logicalis trabalhou com equipes dedicadas  no assessment dos ambientes, avaliando os workloads a serem migrados com foco em infraestrutura, desempenho, segurança e mapeamento de dependências. Equipes de consultoria também se uniram aos profissionais do Grupo para definir objetivos de negócio e alinhar as estratégias de migração de acordo com as necessidades reais da empresa. 

Entre as informações levantadas, é possível destacar as informações dedicadas de melhores práticas no uso de uma nuvem pública, a análise completa dos ativos de TI legados e a avaliação da arquitetura das aplicações em um olhar sobre segurança, data center e custos, modernizando as aplicações e consumindo cloud como plataforma. 

As equipes utilizaram a estratégia de migração da Microsoft Azure, um serviço que permite a transferência de workloads on-premise para a cloud com um índice de downtime muito baixo. Assim, os servidores físicos e máquinas virtuais são replicados na nuvem de forma transparente.

Em parceria com a Kumulus, a Logicalis implementou ferramentas de monitoramento 24/7 e integração com ServiceNow, atuou na troca de Tickets e Chamados com a ferramenta MoveDesk, criou o suporte para networking, security e storage da empresa e fundamentou práticas voltadas à sustentação do ambiente da nuvem após o processo de migração.

Todas as atividades foram realizadas em uma postura híbrida e baseada em scrum, com foco interdisciplinar em profissionais certificados nas áreas específicas. 

A Logicalis operou a consolidação do novo contrato Microsoft - SCE e continua operando em serviços de suporte técnico e gestão da arquitetura junto à organização em um contrato de 36 meses. 

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios da atuação da Logicalis com a fabricante, podemos destacar a melhoria operacional ocasionada pelo uso de armazenamento na nuvem. Trata-se de uma tecnologia que permite escalabilidade, alto segurança e disponibilidade e agilidade para incorporar inovações tecnológicas. 

O cuidado da Logicalis com o assessment da empresa também garante uma operação voltada ao maior nível de adoção da empresa, o que salienta efeitos positivos na cultura de trabalho, produtividade e colaboração da empresa.

Graças ao monitoramento dos ambientes digitais, a empresa também contará com elementos para uma gestão inteligente e para solução de problemas localizados. 

Finalmente, a renovação gerenciada de licenças e contratos permite uma gestão cuidadosa de recursos e controle de gastos.