Monitoramento de sistemas e inteligência operacional para cooperativa na área de saúde em SP

CENÁRIO

Uma das maiores cooperativas de saúde no território nacional carecia de uma visão mais ampla de seus sistemas. O cliente já contava com atendimento anterior da Logicalis, no fornecimento de hardware, software e outros serviços tecnológicos, o que abriu portas para o oferecimento de uma solução dedicada e com ótimos resultados.

O bom funcionamento dos recursos computacionais - envolvendo máquinas virtuais e físicas - é parte indispensável de uma cultura que preza pela qualidade do atendimento e que lida diretamente com saúde das pessoas.

Sistemas da empresa envolvem a coleta de dados em infraestrutura de TI e gestão de banco de dados, bem como aplicações que cobrem desde a recepção de pacientes nas clínicas até uma solução de consultório online criado em SP e oferecido para outras filiais espalhadas por outros estados do Brasil.

Nesse contexto, a implementação de ferramentas avançadas de monitoramento foi indicada pela Logicalis, em busca da redução no tempo de resposta e resolução de incidentes técnicos e no diagnóstico de gargalos de desempenho, lentidão e panes. A visibilidade do ecossistema da empresa também abre portas para a tomada de decisões estratégicas para a ampliar a inteligência operacional da cooperativa.

SOLUÇÃO

A Logicalis combinou expertise técnica e o conhecimento prévio da empresa para oferecer uma solução de monitoramento dedicada. Graças à uma consultoria prévia, implementou-se APM (Application Performance Monitoring) da Cisco, conhecida como AppDynamics e oferecida como SaaS (Software as a Service).

Essa plataforma permite a gestão dos complexos ambientes de software da cooperativa por meio da visualização em tempo integral das aplicações. A solução em modelo SaaS resulta na diminuição do time to value, entregando informações relevantes em tempo recorde na instrumentação de aplicações.

As funcionalidades incluem desenho topológico automático das aplicações, cálculos de baselines dinâmicos, granularidade na análise de código fonte, coleta de métricas aplicacionais, entre outras.

Uma grande vantagem do sistema consiste na opção de monitorar as aplicações específicas, criadas para a empresa, como o complexo sistema de consultório online, que é utilizado em outras franquias.

O projeto foi implementado com sucesso em abril de 2018.

BENEFÍCIOS

A implementação do AppDynamics permitiu uma visão mais ampla do negócio, envolvendo não apenas métricas de TI, mas indicadores apropriados de eficiência de comunicação interna e de consultas.

Além disso, incidentes complexos, que anteriormente exigiam longas análises, puderam ser identificados com o uso de dashboards automatizadas. A performance e a saúde do negócio podem ser visualizadas diretamente nos pontos em que os códigos fontes geram erros.

Em curto prazo a empresa verificou a diminuição no tempo de resolução de problemas e foi capacitada para prever travamentos e lentidão, antes que afetem os usuários finais. Graças ao AppDynamics, tornou-se possível gerenciar reinicializações estratégicas do sistema, evitando falhas de serviço em horários críticos e aperfeiçoando a relação com pacientes.

Outro benefício é a identificação de problemas de maneira ágil e proativa, por meio de disparos de notificações aos grupos de TI em caso de elementos problemáticos. Assim, economiza-se tempo e a experiência dos clientes finais é protegida de falhas e insatisfações

A Logicalis quer explorar vantagens ainda mais amplas com essa ferramenta, construindo uma consultoria que ajude a ampliar e dinamizar os negócios da empresa. Os próximos passos são direcionados para a construção de dashboards com informações que superam o monitoramento tecnológico. Com informações detalhadas de procedimentos, unidades e consultas, por exemplo, será possível dinamizar a inteligência operacional da empresa, oferecendo material para que as equipes de gestão e de marketing possam coordenar ações bem fundamentadas.