Com solução SD-WAN, grande rede de lojas de acessórios e roupas reduz custos e ganha flexibilidade para seus negócios

CENÁRIO

A adoção da solução SD-WAN (Software Defined WAN) está se tornado uma tendência mundial por permitir que a conectividade WAN seja estabelecida com segurança e confiabilidade, independentemente do tipo de conexão utilizada (IP/MPLS, xDSL, 3G/4G, etc.). Inicialmente considerada uma solução para redução de custos com conectividade, passou a ser considerada essencial para preparar a infraestrutura das empresas para a transformação digital e, consequentemente, para evolução dos negócios. Isso acontece, pois a adoção de diferentes meios de acesso possibilita maior disponibilidade, além de permitir que a banda seja utilizada de forma inteligente e dinâmica, priorizando as aplicações mais importantes para o negócio.

Nesse cenário, uma grande rede de lojas de roupas e acessórios saiu à frente ao analisar os benefícios da solução SD-WAN, e escolheu a Logicalis para o projeto piloto em suas lojas, permitindo a reestruturação de sua infraestrutura e dando seu primeiro passo rumo à transformação digital.

SOLUÇÃO

O projeto contemplou a implantação da solução SD-WAN nos datacenters do cliente e em 30 de suas lojas – considerando, desde o projeto-piloto, a implantação da solução em todas as lojas no Brasil –, sempre considerando as regras necessárias para garantir a segurança do tráfego WAN independente do meio de acesso e a priorização de tráfego das aplicações mais importantes para o negócio da cadeia de varejo, permitindo assim que o cliente experimentasse em seu dia-a-dia os benefícios do SD-WAN.

BENEFICIOS

No curto prazo, a solução SD-WAN já vem trazendo benefícios relevantes para o cliente, que possibilita a redução nos custos de conectividade WAN. No médio e longo prazo, com a expansão da solução para todas as lojas, a redução de custos será ainda mais significativa e permitirá que a rede de lojas tenha flexibilidade para usar os recursos de TI na adoção de novas tecnologias transformacionais e fundamentais para o sucesso no mercado varejista.

Além da redução de custos ligados à possibilidade de usar qualquer meio como link WAN, a flexibilidade do SD-WAN trouxe ao cliente também agilidade; tornando-se possível prover conectividade WAN a novas lojas em prazo recorde, o que agiliza a ativação de novas lojas e o desenvolvimento de novos negócios.