Infraestrutura e suporte tecnológico completo para um Instituto de tratamento clínico e pesquisa

CENÁRIO

Em outubro de 2019 a Logicalis ganhou um edital para fundamentar a Infraestrutura de TI e o suporte tecnológico para um Instituto de Referência no tratamento de doenças de sistema musculoesquelético localizado no Rio de Janeiro. 

Graças a eficiência técnica e ao comprometimento das equipes da Logicalis, foi possível oferecer um serviço amplo e pautado em planejamento bem desenhado, resultando em 50% de economia para a instituição.

O projeto foi implementado em uma área de quase 69,250m², com mais de 4.300 profissionais em atuação. A qualidade e a eficiência da adaptação e instalação da equipe da Logicalis foi imprescindível, levando em conta as cirurgias de alta e média complexidade que o Instituto promove, além de ensino e pesquisa em pós-graduação e atividades assistenciais.

Ainda que o Instituto seja afastado da sede operacional da Logicalis - localizada em São Paulo - foi possível alocar 30 profissionais em apenas 30 dias, em uma verdadeira campanha dentro da instituição. Além da parte técnica que envolveu cabeamentos, instalação de dispositivos e manejo de tecnologia legada, foram realizadas entrevistas e capacitações profissionais para novas soluções. 

Chegando ao final do primeiro ano de contrato com sucesso, a Logicalis já garantiu uma renovação de suporte para os próximos 12 meses podendo ser aditivado até 48 meses. 

SOLUÇÃO

As soluções arquitetadas para este case impressionam por seu escopo operacional. São 14 ordens de serviço mensais, que abrangem uma infraestrutura tecnológica de ponta a ponta. 

Dentro do Instituto, foi instalada uma Casa de TI que inclui setores de Application, Workplace, Data Center, Collaboration, Connectivity e Security. Cada parte da estrutura é gerenciada por uma equipe de mais de profissionais especializados, que articulam uma operação completa. 

Veja abaixo as principais frentes de atuação da Logicalis nesse projeto.

Suporte para atendimento remoto e presencial

O Instituto conta com uma estrutura tecnológica capaz de atender ao elevado nível de requisições de atendimento dentro do nível optimum. São mais de 1000 atendimentos por mês, acumulando mais de 10.000 atendimentos ao ano. 

No atendimento remoto, a Logicalis trabalha com 3500 usuários ativos, que realizaram mais de 17 mil ligações atendidas desde o início do projeto. 

No atendimento presencial, o Instituto já contava com tecnologia de rede e telefonia CISCO implementada pela Logicalis em 2010, em um primeiro contato com a instituição. Hoje, são mais de 1500 estações de trabalho, 1300 telefones IP. 

Esses serviços são suplementados com suporte presencial em microinformática, suporte a sistemas, gestão de ativos e gestão de fornecedores.

Suporte em videoconferência, webconferência e audiovisual

A Logicalis trabalha com uma equipe dedicada ao suporte de reuniões, encontros e palestras na instituição, cuidando do suporte em microinformática para 2 auditórios e mais de 15 salas de reunião. 

O suporte dedicado para o audiovisual em conferências via web foi essencial para dar conta dos mais de 1400 eventos recebidos na instituição desde o início do contrato. 

Monitoramento da Infraestrutura

Todo centro médico deve contar com e segurança de seus espaços e a garantia de funcionamento de seus dispositivos e sistemas, especialmente quando se considera que lentidão e panes podem prejudicar a saúde das pessoas. Isso significa cuidado também com o acesso às áreas restritas e segurança nos ambientes tecnológicos. 

A Logicalis trabalha com monitoramento em tempo integral da Infraestrutura de mais de 200 ativos e de 2 salas cofre no instituto. Profissionais dedicados atendem toda a parte de checklist desses ambientes, com ferramentas de controle que funcionam também a noite e nos fins de semanas. 

Banco de dados

Com uma grande exigência de registros, tabelas e bases de dados, a administração de banco de dados é uma das ordens de serviço essenciais que a Logicalis coloca em prática junto da instituição. 

São mais de 200 bases de dados, mais de 6,8 Bilhões de registros gravados e mais de 32 mil tabelas. A arquitetura de dados com disponibilidade garantida é realizada em Oracle RAC, SQL Server, Mysql e Postgresql. 

Networking

A Logicalis administra toda a infraestrutura de redes da instituição, combinando tecnologia de empresas parceiras, como a Cisco. São 15 salas técnicas, mais de 200 ativos de rede e 5500 pontos de rede espalhados pelo Instituto. De ponta a ponta, o serviço abrange desde a passagem de cabeamento e organização das salas técnicas até o controle de VLANs.

Datacenter

Tecnologias de armazenamento indispensáveis para todo o arranjo tecnológico deste projeto são baseadas em ambientes Citrix, Vmware e Hyper-V. Além disso, soluções da Microsoft com o Windows Server, e de outros parceiros como a HP, estão sendo aplicadas na administração de data center com sucesso crescente.

Segurança de informação

A segurança da informação é um dos pontos mais importantes em instituições de saúde digitalizadas. Dados de pacientes - incluindo informações pessoais e financeiras - são alvos crescentes de ataques digitais. Além disso, uma instituição governamental, como o Instituto em questão, é alvo privilegiado de tentativas de infecção e fraude.

A Logicalis trabalha com uma solução de segurança capaz de bloquear e prever ataques, combinando a administração de mecanismos como o Firewall ASA da Cisco, EPO da McAfee, Cisco Ironport Antispam, PfSense e Zabbix.

Desde a implementação do projeto, foram mais de 4 milhões de spam filtrados, 5,5 mil itens monitorados e mais de 3500 incidentes de segurança identificados e tratados por soluções tecnológicas gerenciadas pela Logicalis. 

Telecomunicações 

Com um grande número de atendimentos telefônicos cotidianos, a base de telecomunicações implementada no Instituto conta com a administração de call manager, contact center e gateways de voz. Ao todo, foram mais de 300 mil ligações enviadas e recebidas nos mais de 1300 telefones IPs da Cisco gerenciados pela Logicalis. 

Manutenção de Sistemas Legados

Uma instituição de grande porte conta com uma série de sistemas legados de outras empresas que precisam de administração e controle tecnológico direito. Nesse Instituto de tratamento e pesquisa, são mais de 250 câmeras IP, manejadas por ambiente digital. São administrados pela Logicalis também controles de acesso, automação e controle de material e esterilização. Esses aspectos importantes da dinâmica cotidiana do Instituto passam por 15 sistemas legados e mais de 350 ativos de controle de acesso. 

Apoio durante a pandemia de Covid-19

A Logicalis foi convidada a dar assessoria tecnológica para o Instituto na criação de estratégias digitais para lidar com os efeitos da Covid-19 no instituto. 

Uma das ações da Logicalis nesse período foi o uso de impressão 3D para criação de equipamentos de segurança imunológica, como máscaras faciais, extrator de luvas cirúrgicas, mais de 600 face shields e mais de 20 próteses de membros superiores. 

Para ampliar as oportunidades de comunicação entre pacientes e familiares, a equipe Logicalis está trabalhando com o Instituto para dinamizar as televisitas para pacientes com covid, utilizando Ipads e Microsoft Teams. Essa tecnologia também está sendo implementada para funcionários afastados e reuniões virtuais. 

BENEFÍCIOS

Desde o início da relação entre Logicalis e o Instituto, os benefícios tecnológicos foram reconhecidos na eficiência técnica e estratégica na entrega de infra-estrutura, pessoal treinando e gestão de aplicações. 

Além disso, ao vencer o edital, a Logicalis ofertou serviços similares e superiores à empresa anterior, mas com um valor 50% menor. Graças ao comprometimento do time profissional dedicado ao case, foi possível retirar as melhores práticas em cada um dos setores. 

Em 8 meses de contrato, a Logicalis manteve um índice de alto desempenho, trabalhando com mais de 2200 incidentes e mais de 5500 requisições, com 99% de soluções atendidas. 

Essa eficiência é o carro chefe de um contrato que será renovado por mais 5 anos, com ampliações e atualizações de licenças que prometem dinamizar ainda mais o relacionamento entre as duas empresas.