Agências de um dos maiores brancos do Brasil contarão com solução de eficiência energética

CENÁRIO 

Com aproximadamente 4100 agências bancárias, um dos maiores bancos privados do Brasil não possuía muita visibilidade sobre os gastos energéticos e hidráulicos das agências. Para se ter uma ideia, em média, 70% dos custos de energia de uma agência são gerados pelo ar condicionado, e, às vezes, um vazamento de água só é detectado no momento de pagar a conta. Assim, em muitos casos, o valor total do gasto ultrapassa o budget previsto, causando impacto negativo ao negócio e até mesmo levando ao questionamento sobre a necessidade da existência de algumas agências.

Dessa forma, o banco buscava uma solução que fosse capaz de dar mais visibilidade sobre os custos, de modo que fosse possível tomar decisões importantes que podem afetar diretamente o negócio. Para isso, queria uma solução que medisse, gerenciasse e otimizasse o consumo das agências.

A partir de um longo relacionamento com o banco, principalmente relacionado a soluções de segurança e infraestrutura, a Logicalis se posicionou como um parceiro estratégico para jornada da transformação digital. Dessa forma, houve um entendimento sobre o problema do cliente com a área responsável por controlar e fazer a gestão da infraestrutura das agências, e propor melhorias.

 

SOLUÇÃO

Como solução, a Logicalis propôs a implementação e suporte de equipamentos e sensores para monitorar o consumo de energia e de água de 273 agências espalhadas por todo Brasil, e 3 escritórios de agência digitais no estado de São Paulo.

O EUGENIO, plataforma de IoT da Logicalis, será usado do inicio ao fim desse projeto. O EUGENIO Cube é o responsável por capturar as informações sensoriais do ambiente, controlar os equipamentos e enviar esses dados para a plataforma de IoT.

Dessa forma, será possível ter visibilidade de quais são os equipamentos que geram mais custos e controlá-los de forma inteligente. Em dias mais quentes, por exemplo, o ar condicionado será programado para ligar mais cedo, em determinada hora e temperatura, assim como em dias mais frios será regulado para trabalhar com menos intensidade e por menos tempo.

Além da coleta dos dados de energia, será realizado o mesmo com a água. Para isso, será instalado, em cada uma das agências, um HidroReader, hidrômetro inteligente produzido por uma startup que identifica em tempo real se houve alguma tentativa de rompimento do lacre, se há algum vazamento, alguma fraude magnética e outros. O HidroReader enviará, via Bluetooth, pacotes criptografados para o EUGENIO Cube, que fará uma primeira análise das informações do hidrômetro.

 

BENEFÍCIOS

Com a solução proposta, o cliente terá maior visbilidade dos seus gastos. Dessa forma, conseguirá medir e gerenciar de forma segura os recursos das infraestruturas das agências, além de reduzir os custos com consumo de água e energia. Como efeito colateral, reduzirá o consumo desnecessário desses insumos, reduzindo significativamente o impacto ambiental.