YPF adota Telefonia IP na América Latina

O Cliente

A YPF é uma empresa integrada de petróleo e gás com atividades em 28 países. A companhia é uma das 10 maiores empresas petrolíferas privadas do mundo, líder na Espanha e na Argentina.

Com uma capacidade de refinamento de mais de 1,2 milhões de barris por dia, ela opera nove refinarias, cinco delas na Espanha, três na Argentina e uma no Peru. Além disso, possui participações em outra refinaria na Argentina e em duas no Brasil, formando a maior companhia privada energética na América Latina em termo de ativos.

O Desafio

Com 30 mil funcionários com acesso a computador, dos quais 15 mil correspondem a diferentes países da América Latina, a companhia decidiu empreender uma atualização de suas redes de comunicações com o fim de otimizar recursos e simplificar as tarefas cotidianas. Para fazê-lo, considerou os benefícios oferecidos pela telefonia IP e Comunicações Unificadas.

A Solução

A companhia elegeu as soluções da Cisco e iniciou a implementação na Argentina e na Espanha, através da Logicalis, Gold Partner da Cisco, que teve um papel fundamental na consultoria tecnológica, sociedade estratégica, implementação e suporte técnico da plataforma instalada.

A solução incluiu a instalação de uma rede LAN e WAN projetada para suportar os aplicativos já usados pela YPF e os novos aplicativos de Comunicações Unificadas da Cisco, como também a solução Cisco Call Manager com mais de 2800 internos IP instalados na Argentina, Estados Unidos, Brasil, Chile, Equador, Colômbia, Peru, México e Trinidad e Tobago. Também foi instalada a solução de mensagens unificadas Unity e soluções de videoconferência (7985) e vídeo telefonia (VT Advantage) da Cisco.

A migração para as novas tecnologias foi realizada de forma gradual, seguindo o ritmo das necessidades da companhia, mantendo, enquanto isso, o sistema tradicional.

Os Resultados - Benefícios

Um dos benefícios mais destacados foi a mobilidade, já que a telefonia IP oferece a possibilidade de o usuário levar consigo seu interno em vários dispositivos móveis, ter mensagens de voz unificadas em seu e-mail, realizar vídeochamadas com outras pessoas da companhia, vantagens que têm impacto direto sobre a produtividade.

A rede IP também permite acessar serviços como o uso de câmeras de segurança, que podem ser vistas no display telefônico, videoconferências entre computadores de escritório, e um maior alcance da solução de telefonia, chegando a zonas distantes onde antes a YPF só chegava através da rede de dados.

Do ponto de vista econômico, a implementação permitiu à companhia unificar os grupos de telefonia e eletrônica de rede ao utilizar um único cabeamento, o que possibilitou uma economia significativa em manutenção e novas instalações. Também foi possível adaptar a infraestrutura existente dos roteadores para convertê-los em gateways de voz com um investimento mínimo. O ROI do projeto está calculado em 18% anual e estima-se que os investimentos serão amortizados em 5 anos.

A YPF conta agora com uma das maiores redes de telefonia IP distribuídas da América Latina, com cobertura em praticamente todo o território argentino e escritórios nos principais países da região. As soluções da Cisco permitem à companhia acessar uma rede de comunicações potente e simples, transparente para o usuário e com importantes benefícios no que se refere a redução de custos, produtividade e simplicidade de uso.

Os próximos passos do projeto serão avançar com as soluções de videotelefonia, impulsionar todas as soluções alternativas que a telefonia IP oferece através dos terminais telefônicos (Web Pages, aplicativos XML, visores de câmeras IP, entre outros) e analisar as novas versões do Call Manager, com a possibilidade de implementá-las no sistema operacional Linux.