Videoconferência da PromonLogicalis moderniza sistema de comunicação de órgão público federal

Cenário

Um órgão público, com presença pulverizada por todo o território nacional, tem a videoconferência como principal meio de comunicação entre as unidades há dez anos. No entanto, percebeu que a solução utilizada estava tornando-se obsoleta e que necessitava de um sistema de videoconferência inovador para melhorar a qualidade da transmissão de imagem e som, além de tornar a comunicação mais eficiente e ágil, atendendo às exigências de mobilidade de seus usuários. A adoção de soluções de fabricantes diferentes e a falta de atualizações dificultavam a integração tecnológica, com perdas de qualidade de resolução de imagem e áudio, comprometendo a comunicação entre as diversas unidades.

Solução

A solução de videoconferência da PromonLogicalis inovou com alta definição de som e imagem o ambiente virtual do cliente. A sede foi equipada com um estúdio de edição de áudio e vídeo, mesa de som, equipamentos especiais de vídeo e de edição em tempo real, incluindo modernos monitores de alta definição. Foi criada uma sala de videoconferência, com três telas de alta definição e capacidade para 200 pessoas na sede do órgão governamental. Além desse auditório, foram instaladas duas salas de videoconferência – equipadas com sistema de controle de áudio, projeto acústico, câmera, telas e sistemas de gravação – em Brasília, e outras 26 espalhadas por todos os Estados brasileiros. Nesse cenário multiponto, todas as unidades estão interligadas de forma redundante com alta disponibilidade. A comunicação entre as cidades é feita por diversos tipos de meios de comunicação, dentre eles circuitos via satélite.

Benefícios

O novo ambiente virtual permite aos usuários de diversas localidades e que utilizam diferentes modos de trabalho (como home office ou em trânsito) participarem de reuniões virtuais com uma experiência ímpar, a partir da alta definição de imagem e som da solução implantada pela PromonLogicalis – que se baseia no portfólio da Cisco-Tandberg. Essa solução, que simula um ambiente presencial, permite ainda o compartilhamento de documentos de forma integrada a baixo custo de operação e manutenção; redução dos gastos com viagens interestaduais; novos serviços, como e-learning, e maior comunicação entre as unidades do cliente.