Varejista adota Microsoft Teams para viabilizar trabalho remoto na pandemia

Cenário

Antes mesmo de a pandemia chegar ao Brasil, uma grande rede de lojas de departamento brasileira já utilizava o pacote Office e outros produtos da Microsoft no seu dia a dia. Com a necessidade de adotar o trabalho remoto quando a Covid-19 avançou no país, a empresa decidiu implementar, com o apoio da Logicalis, uma ferramenta que possibilitasse a continuidade dos negócios durante o período de quarentena.

Apesar de já usar uma plataforma de colaboração desenvolvida internamente, voltada para serviços de comunicação interna e gestão de pessoas, a companhia se interessou por conhecer mais sobre o Microsoft Teams antes da pandemia, uma vez que a tecnologia também auxiliaria na gestão de tarefas e de equipes, além da realização de conferências e organização do dia a dia. As vantagens apresentadas eram tão positivas que a varejista iniciou as conversas com a Logicalis para implementação do projeto em meados de fevereiro de 2020.

Solução

Inicialmente, o Teams foi adotado nas áreas que poderiam levá-lo aos demais colaboradores da empresa: o RH e a comunicação interna. Na sequência, a Logicalis e a equipe de TI da varejista fizeram a ampliação do projeto de acordo com a necessidade das outras áreas da companhia: comercial, logística e administrativa.

A Logicalis promoveu, em parceria com a Microsoft, uma série de workshops com as equipes de RH e comunicação interna para que direcionassem o uso da ferramenta às demais áreas administrativas da empresa. A série de treinamentos e vídeos tinham o objetivo de estimular e ensinar os colaboradores da varejista a explorar as principais funcionalidades da ferramenta.

Além disso, também foram oferecidos manuais de utilização do Teams – que posteriormente ficaram disponíveis no próprio Microsoft Teams.

Benefícios

A implementação do Microsoft Teams, que duraria cerca de três meses, foi concluída em uma semana por conta da pandemia. A migração comportou mais de sete mil funcionários para que a varejista mantivesse a continuidade dos negócios mesmo no ápice da adaptação à quarentena.

Ao adotar a solução de colaboração, a companhia também garantiu a segurança dos colaboradores e, ao mesmo tempo, a continuidade dos negócios, permitindo não só que a empresa continuasse operando em um cenário adverso, mas para um aumento de produtividade.

Além disso, a tecnologia de colaboração também possibilitou o aprimoramento da produtividade e a entrega de documentos – e, principalmente, a funcionalidade de lives entre os seus funcionários.