Um dos maiores bancos privados do Brasil automatiza segurança com alta tecnologia

Cenário

Reconhecido como um dos maiores grupos financeiros do Brasil, a instituição tinha o desafio de ampliar e fortalecer a segurança do seu ambiente físico e em nuvem, sobretudo diante do cenário digital, cada dia mais dominante e ao mesmo tempo vulnerável.

Por possuir uma estrutura robusta, era preciso contar com uma tecnologia de segurança que proporcionasse uma operação ágil e eficaz das políticas e regras de proteção no ambiente físico e em nuvem, tanto no parque corporativo quanto nas empresas coligadas do grupo.

Era preciso otimizar as rotinas de operação da equipe de segurança e, ao mesmo tempo, ampliar a proteção em todo o seu ecossistema de negócios. Também era importante ter visibilidade da efetividade das políticas de segurança implementadas, ou seja, mapear se elas estavam sendo eficientes, bloqueando as ameaças adequadamente.

Solução

A Logicalis foi a escolhida para realizar a consultoria, orientar passo a passo todas as fases da jornada de fortalecimento da segurança e implementar a solução mais adequada para atender as expectativas prementes do Banco em relação à segurança.

A tecnologia selecionada foi a Algosec, uma solução de automação de segurança, que simplifica o dia a dia da operação na administração de regras e políticas além de abranger plataformas multifabricantes.

Altamente customizável, utiliza algoritmos capazes de projetar alterações de política de segurança de forma inteligente, permitindo políticas mais rígidas. Essa visibilidade que proporciona é um dos seus grandes diferenciais de mercado.

A solução foi implementada não apenas nos firewalls, mas também nos roteadores e switches, cobrindo toda a diversidade de equipamentos que compõem a estrutura do banco.

Para o melhor uso da tecnologia e explorar seu máximo potencial, profissionais do Banco, envolvidos com o projeto, estão recebendo treinamentos oficiais nesta tecnologia.

Benefícios

O Banco teve sua operação de segurança otimizada, incluindo a integração com as coligadas, com muita visibilidade, antecipando ajustes e evitando falhas de segurança.

Sem a ferramenta, um analista teria de consumir dias aplicando manualmente as regras nos equipamentos de segurança. Hoje, basta definir políticas e a Algosec as replica para todos os equipamentos de destino. Agora, há mais agilidade operacional e mais segurança no ambiente híbrido (físico e nuvem), sem erro humano.

A atuação da Logicalis foi reconhecida pelo fabricante, que a credenciou como referência e ao mesmo tempo colocou o Banco como principal cliente Algosec na América Latina.