Tradicional empresa brasileira de higiene e limpeza alinha-se à LGPD com a Logicalis

Cenário

Dona de mais de 15 marcas na indústria de higiene e limpeza, a empresa que soma mais de 2,4 mil funcionários, distribuídos em três fábricas em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, tinha o desafio de tornar a operação compliance com as normativas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020.

Com a troca de dados entre unidades fabris, fornecedores e parceiros, a necessidade de ter uma visão geral desse fluxo e identificar os pontos críticos tornou-se premente para não incorrer em multas por ferir exigências da LGPD. Era preciso ter uma visão das melhorias que seriam necessárias no ambiente.

Solução

A Logicalis foi a escolhida para realizar um serviço de consultoria para orientar todos os passos para que a empresa conquistasse conformidade com a LGPD. Primeiramente, foi necessário realizar mapeamento e análise da infraestrutura de TI, principalmente, focado nos aspectos de governança e gestão da segurança.

Foram avaliados principalmente a infraestrutura de TI e Governaça, como também os processos, já mapeados pelo parceiro jurídico deles, a fim de entender o fluxo dos dados e o seu ciclo de vida em todas as atividades, com o objetivo de detectar gaps de segurança e privacidade de dados.

Na fase dois do projeto, a Logicalis realizou um amplo e detalhado relatório de recomendações, reunindo informações do mapeamento de processo existente com o mapeamento tecnológico e de governança, destacando os riscos.

Após esse projeto, a Logicalis também foi o parceiro escolhido para realizar implementações de parte do roadmap gerado e colocar em prática vários subprojetos com foco em adequação à LGPD.

Benefícios

No projeto inicial a empresa de higiene e limpeza conseguiu identificar os principais gaps e ter visão de um amplo roadmap, tendo uma visão estruturada de todos os passos a serem seguidos para o alinhamento à LGPD, com orientações para cada etapa. A Logicalis classificou projetos em críticos-estruturantes, consultoria em segurança e outros de segurança tecnológica.

No projeto de implantação, a Logicalis e a empresa trabalharam em conjunto para efetivar parte do roadmap. Demais ações do roadmap estão em planos futuros e em discussão para novos projetos.

A empresa hoje tem visão de todo o panorama do fluxo de dados e segue na jornada que estará sempre ativa, considerando que projetos de LGPD são de melhoria contínua.