Terminal 6 implementa a solução Storage inteligente

“Storage Inteligente para empresas que nunca param”

O cliente

O complexo agroindustrial T6, formado pelas empresas Terminal 6 S.A. e T6 Industrial S.A., é o mais importante da América Latina, cujos acionistas são a AGD e a Bunge. A empresa, cuja planta trabalha “24x365”, tem uma capacidade de recepção diária de 76 mil toneladas de mercadorias e de armazenamento maior que um milhão de toneladas em produtos sólidos e líquidos.

Consequentemente, a tecnologia acaba sendo um aspecto primordial para o funcionamento da organização, já que está presente em absolutamente todos os processos e etapas do negócio.

O desafio

Há três anos, a empresa Terminal 6 iniciou um plano de recuperação de emergências, cuja implementação técnica foi baseada na virtualização dos serviços críticos do seu negócio, utilizando serviços de maior complexidade, alcançando assim a marca de 100% de aplicativos virtualizados. O crescimento das unidades de negócio da empresa levou a um aumento considerável no volume de dados, demandando assim mais capacidade de armazenamento.

Sendo assim, a organização exigia uma tecnologia que tivesse escalabilidade e respondesse mais rápido e com melhor velocidade.

Outras necessidades levantadas pela organização foram: atualização da tecnologia, simplificação da definição e operação da replicação sincrônica, capacidade multiprotocolo, possibilidade de provisionamento virtual de armazenamento e escalabilidade para possível crescimento em novos projetos.

Dessa forma, a empresa passou do conceito de “farm”, de múltiplos servidores, para uma concentração maior destes em um ambiente virtualizado, adicionando armazenamento de disco.

A solução

Com o objetivo de responder a essas necessidades, a Logicalis implementou uma solução da EMC que apresentava uma plataforma que permitia misturar discos de diferentes tecnologias, como SSD, SAS e NL SAS, e otimizar o uso de todos eles, dentro de um equipamento administrável 100 % Web. Assim, não se trata apenas de espaço e réplica para contingência, mas também de executar uma grande quantidade de serviços em poucos equipamentos. Essa é a relação entre virtualizar e concentrar serviços à capacidade de resposta que ela possa ter.

A solução foi apresentada com dois equipamentos EMC VNX 5300 com 37 discos SAS de 300 GB. Um deles era o disco principal, sobre o qual estava baseado todo o processamento dos aplicativos da empresa, e o outro era o equipamento de contingência, sobre o qual eram replicados os dados gravados no primeiro.

Esta plataforma tecnológica incluía pontos importantes para a implementação, como crescimento em disco sob demanda sem interromper os processos, estruturas de discos por camadas que permitem colocar os dados mais utilizados sobre discos rápidos e o resto dos dados em discos SAS ou NL SAS, integração nativa com a plataforma de virtualização e facilidade de administração de réplicas e snapshots.

Assim, muitas funções de virtualização que eram feitas nos servidores, como clonagem, snapshots, thin provisioning, storage vmotion, foram levadas para o armazenamento, ganhando tempo de execução e liberando os equipamentos do processamento dessas tarefas.

Agora, todas as tarefas de armazenamento são feitas no local e com o administrador da rede.

Entre os motivos da seleção da Logicalis para realizar o projeto estão a qualidade e o respaldo da marca do produto, a trajetória de trabalho de vários anos junto à nossa empresa e a excelência da proposta. Além disso, Enrique Fiorenza, Chefe de TI da Terminal 6, adiciona que “além da venda de produto, consideramos muito valioso poder contar com a capacitação. Sendo assim, sempre tivemos à disposição o laboratório da Logicalis para experimentar produtos”.

Benefícios

A nível interno, os tempos foram otimizados significativamente. Um teste de contingência, que anteriormente requeria pessoal técnico externo e tempo operacional para dessincronizar os equipamentos, hoje é realizado “no local” e sem a necessidade de pessoal externo. Quanto aos tempos de acesso aos discos, Rodrigo comenta que “agora acessamos dez vezes mais rápido”, por isso um backup de SAP, que antes levava uma hora e meia, agora leva apenas 25 minutos.

Outra vantagem da implementação deste projeto é que a empresa já não precisa desmontar a situação de réplica, isso é feito sobre imagens instantâneas dos discos.

Por outro lado, a Terminal 6 conta com maior facilidade de operação e administração do conjunto através do software EMC Unisphere em conjunto com o pacote de proteção remota da EMC para controlar as distintas modalidades de replicação disponíveis.

A solução também melhorou significativamente o desenvolvimento de processos. O fechamento de estoque foi reduzido para menos da metade do tempo, levando agora 20 minutos aproximadamente, gerando um forte impacto sobre o negócio.

Como resultado da implementação, o cliente pôde perceber a efetividade do serviço de manutenção e consultoria, tanto da Logicalis como do nosso partner EMC, que, em conjunto, resolveram todas as eventualidades ocorridas na adoção desta tecnologia.

Atualmente

A Logicalis, junto com a EMC, está em contato permanente com o cliente, tanto pelos seus executivos de contas como pelos engenheiros de pré-venda, ajudando para que as soluções de tecnologia resultem mais eficientes e confiáveis.

Posteriormente, a Terminal 6 decidiu arquivar os streams de vídeo, produzidos pelo seu sistema de videovigilância, por mais tempo, o que exigiu mais capacidade de armazenamento. A Logicalis forneceu o upgrade necessário à organização. Cabe destacar que isso só foi possível devido à implementação prévia de uma arquitetura de Data Center facilmente escalável.

Desse modo, atualmente continuamos trabalhando na ampliação da capacidade de armazenamento do equipamento adquirido, resultado da necessidade de arquivar streams de vídeo do sistema de videovigilância.