SKF moderniza sua infraestrutura na nuvem com o apoio da Logicalis e da Kumulus

Cenário

A SKF é uma empresa especialista no desenvolvimento, no design e na fabricação de rolamentos, vedações e sistemas de lubrificação. Também fornece serviços de avaliação da integridade da máquina, engenharia de confiabilidade e remanufatura.

A empresa tinha uma estrutura de data center on-premisse, que não tinha a possibilidade de aumento de desempenho e de recursos, o que, consequentemente, acarretava uma baixa performance em seus serviços. Além disso, a SKF possuía diversas rotinas manuais, sujeitas a falhas.

Frente a este cenário, a companhia decidiu migrar para a nuvem AWS visando escalabilidade e disponibilidade na entrega do serviço e a melhoria no ambiente de segurança para acesso externo. Em busca de um parceiro tecnológico para auxiliá-la nessa jornada de transformação, a empresa contou com o apoio da Logicalis e da Kumulus, empresas que possuem competências de DevOps e Migração, auditado pela equipe AWS, que traz a melhor experiência de serviços gerenciados, atuando de forma pró-ativa e garantindo a disponibilidade e continuidade do negócio, com a utilização das melhores práticas AWS.

Solução

Para realizar o processo de migração do data center para a nuvem, a Logicalis, em parceria com a Kumulus, realizou uma consultoria DevOps em todo o ambiente do cliente, a fim de alinhar as transformações de negócios e tecnológicas, desenhar um roadmap de entrega escalonável de implantação de aplicativos/serviços e gerenciamento de deploy, além do suporte do pipeline de CI/CD.

Com base nesta primeira etapa, foi dividido o ambiente do cliente em três contas distintas, para que cada aplicação fique segregada com seus recursos isolados e, assim, melhorar o controle de custos e regras de segurança, alinhadas com as melhores práticas AWS.

Os ambientes com de banco de dados foram configurados em subnet privada sem acesso à internet, somente com regras de acesso para aplicação. E a conta da aplicação de automatização foi toda provisionada em lambda, que faz a execução conforme as tarefas designadas, com S3 para armazenamento de arquivos e RDS privado para armazenamento dos dados.

Também foram implementadas aplicações de gerenciamento de segurança, com criptografia em serviços de repouso, para proteger o cliente de acesso não autorizado de usuários autenticados. E de gerenciamento dos custos do cliente, que demostra o custo diário e mensal, análise dos ofensores de custo, análise de sazonalidade de consumo, alertas de budgets e controle de custos por tags.

Além disso, a Logicalis ficou responsável pelo suporte e monitoramento 24x7 do ambiente, utilizando Cloudtrail e Cloudwatch, além da ferramenta MaaS, com alertas de performance e disponibilidade dos recursos.

Benefícios

As melhorias propostas e implementadas pela Logicalis, em parceria com a Kumulus, aumentaram a capacidade do cliente para receber requisições, diminuindo o tempo de entrega das informações e o downtime do site.

Com a migração dos bancos de dados para RDS, o gerenciamento de EC2 foi abstraído, assim tornando o gerenciamento totalmente focado em performance e qualidade dos dados, com a disponibilidade do serviço chegando a 99%.

Com a mudança do Power BI de um ambiente sem escalabilidade, também foi possível fazer melhor acompanhamento do sizing e troca de tamanho conforme a necessidade, além de trocar os discos HD para EBS SSD – o que melhorou em 30% na performance.

Além disso, a replicação dos dados de forma contínua para AWS, minimizou a quantidade de solicitações no banco produtivo. E a utilização do lambda também trouxe otimizações de recursos somente no momento que forem feitos os requests, assim, não havendo necessidade de recursos ligados o tempo todo, aguardando as requisições, trazendo disponibilidade de 99.9%.